Muito já foi dito sobre como o e-commerce revolucionou o mercado como um todo. São diversos benefícios, seja para os negócios, como para os consumidores. Entretanto, como fica o varejo físico? Logo no começo dessa transformação, alguns chegaram a acreditar que os pontos de vendas poderiam desaparecer, mas não passou de uma suposição errônea. O próprio segmento se mostrou ativo para mudar a situação e continuar obtendo bons resultados. A escolha foi por investir em tecnologias para se tornar mais digitalizado.
O fundamento é trazer as vantagens que o varejo online proporciona ao público para o meio offline. “A dinâmica do e-commerce exige que o varejo físico se reinvente e aporte aos clientes uma experiência de visitação e de compra muito mais completa”, comenta Cristiane Haase Osso, head de inteligência de mercado da Enox On-life Network. Ela acrescenta que, ao contrário daqueles pessimistas dos pontos de vendas, o segmento se mostrou ainda mais relevante para o mercado. Até porque, ele também tem suas próprias vantagens, fazendo com que o cliente o prefira em algumas ocasiões. “A consolidação do omnichannel para atender o consumidor em todos os pontos de contato, de forma integrada, está fortalecendo a importância do varejo físico.”
O desafio, assim, é procurar pela diferenciação, envolvendo o cliente com experiências únicas. Segundo a executiva, o segredo do sucesso estará naqueles negócios que conseguirem ser mais visionários e se anteciparem, integrando da melhor forma os dois mundos, trazendo o digital para aprimorar o estabelecimento e oferecer uma compra memorável, a partir dos anseios e necessidades dos clientes. “As plataformas digitais são as ferramentas que permitem tornar a loja física atraente, personalizada e encantadora. Ao mesmo tempo, ambientá-la de forma estruturada, com amplitude, sem excesso de informação ou equipamentos que mais confundem do que solucionam a experiência de visitação e compra dos clientes finais”, completa.
E não há momento mais propício para investir em tecnologia como agora. Hoje, há uma gama de tecnologias disponíveis pode atender qualquer negócio, com qualquer verba. Basta que a empresa saiba o objetivo, onde precisa melhorar e como pretende atrair o público. “A plataforma digital será definida para atender diferentes objetivos. Maior permanência dos consumidores nas lojas, incremento no ticket médio, vender um mix de produtos mais completo, diminuir percepção de tempo nas filas, informar ou oferecer novos serviços. Enfim são inúmeras as possibilidades de soluções”, comenta Cristiane.
Entre os projetos que existem, a executiva aponta alguns, como o de solução Visual Experience, que é a distribuição de vídeos customizados para o PDV, mostrando, em tempo real, conteúdos atrativos para otimizar a experiência do consumidor. Há também soluções que oferecem navegação via wi-fi de alta performance, permitindo o cliente se conectar dentro do estabelecimento. Ou, ainda, Sound Experience, cujo objetivo é ambientar e envolver o público com o DNA do varejista, por meio de uma experiência sonora, permitindo que o consumidor não só escolha a loja, como permaneça nela por mais tempo.