O setor de telefonia móvel no Brasil, que demonstrou maior resistência à crise econômica internacional, deverá experimentar, em 2010, um período de forte crescimento nas vendas. Essa é a principal conclusão do GTI (Global Telecoms Insights) 2010, estudo realizado anualmente pela TNS Research International, líder mundial no segmento de pesquisa de mercado Ad Hoc (sob encomenda).
O levantamento, feito em dezembro de 2009 no Brasil e em mais 34 países, constatou que, nos próximos seis meses, 70% dos brasileiros pretendem comprar um celular ou trocar o que já têm, um crescimento expressivo se comparado aos 32% registrados na medição do ano anterior. O percentual de intenção de compra do mercado nacional (70%) para 2010 está acima do da Argentina (65%) e do México (42%).
O tíquete médio para a compra do próximo aparelho no mercado nacional é de R$ 492 (40% superior aos R$ 351 previstos para 2009), bem maior que a média da América Latina (R$ 356) e da média mundial (R$ 365). O modelo touch screen, sensível ao toque, é o mais desejado pelos entrevistados brasileiros e 23% manifestaram a intenção de adquiri-lo. Em seguida aparecem as versões com flip (18%), e no formato slider, com 12% da preferência. “A inovação, a crescente familiaridade com a nova tecnologia e preços cada vez mais acessíveis contribuíram para a rápida aceitação dos touch screen no País”, analisa Lucas Pestalozzi, diretor do setor de Technology da TNS Research International.
Outra constatação relevante do estudo é a rápida aceitação dos smartphones no mercado nacional, que já conquistou 19% de usuários (em contrapartida aos 16% do ano passado), índice superior ao de outros países da América Latina avaliados no levantamento (Argentina 9%; Colômbia 7%; Guatemala 6% e México 8%).
Mobilidade
O estudo constatou ainda que, no segmento de eletrônicos, os notebooks ocupam o topo da lista de desejos dos brasileiros, com 35% dos entrevistados revelaram que pretendem adquirir um aparelho nos próximos seis meses. Esse percentual é expressivamente superior ao verificado em toda a América Latina (25%).
Outro equipamento que terá uma boa aceitação em 2010, apesar da ainda restrita disseminação no país, é o netbook. Segundo o levantamento, 27% dos brasileiros manifestaram interesse em comprar um nos próximos seis meses. “Há muitos consumidores que não precisam de um computador com alta capacidade e, para estes, mobilidade e preço acessível acabam sendo fatores decisivos na hora da compra”, destaca Pestalozzi.