Segundo pesquisas divulgadas no mercado, a publicidade móvel deve crescer 45% ao ano e atingir 28,8 bilhões de dólares em cinco anos. Entre os impulsionadores desse cenário estão os códigos de resposta rápida bidimensionais (2D), como pode ser comprovado pelos últimos resultados obtidos pela Trevisan Tecnologia, empresa do segmento de aplicações para dispositivos móveis e de gestão empresarial. A companhia, distribuidora exclusiva do i-nigma, software (2D) de celular, registrou um aumento de 400% na venda dessa solução nos últimos nove meses.
“A adoção desse tipo de código tem aumentado consideravelmente. Empresas de segmentos variados estão utilizando o i-nigma para adicionar dados, como vídeos e fotos, às suas propagandas. Porém, a maior expansão está sendo notada no mercado editorial, que pode dar informações adicionais a seus leitores, sem gastar muito”, diz Alexandre Trevisan, presidente da Trevisan Tecnologia, explicando que ao oferecer dados extras por meio de uma página na web aos leitores, os veículos de mídia impressa economizam com impressão e papel, ao mesmo tempo em que podem explorar os conteúdos adquiridos para fazer a reportagem e que, por falta de espaço, não foram aproveitados.