Os comerciantes paulistanos comemoram as vendas do Dia das Mães. Segundo a sondagem realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), a data registrou um aumento de 5% em comparação ao ano anterior. Este resultado superou a expectativa dos comerciantes, que esperavam um crescimento de 4%. É importante ressaltar que em 2007, o resultado foi de 1,6%.
O cartão de crédito foi a forma de pagamento preferida por 55% dos consumidores neste Dia das Mães. Este dado contraria a pesquisa realizada antes do último final de semana, na qual 72 dos entrevistados afirmavam que fariam os pagamentos à vista (dinheiro, cheque ou cartão de débito).
Dentre todos os segmentos, o que teve melhor resultado foi o de semiduráveis, com aumento de 6%, enquanto em duráveis, o incremento nas vendas foi de 2%. Os dois resultados superaram as expectativas dos comerciantes, que esperavam um crescimento de 4% nas vendas de produtos semiduráveis e 3% nos duráveis. Já os estoques ficaram iguais aos do ano passado em 51% das empresas pesquisadas.
Quanto as estratégias utilizadas pelos comerciantes para atrair clientes, a pesquisa indicou que 55% deles não realizaram nenhum tipo de promoção, contra 45% que realizaram. Destes, 56% ofereceram descontos especiais, principalmente o setor de duráveis (33%). Além disso, boa parte das empresas pesquisadas (67%) não investiu em nenhum tipo de ação publicitária.