Pesquisa IBEVAR – FIA Business School revela que varejo ampliado deve se expandir em torno de 1,7% no período
As vendas no conceito do varejo restrito, considerando o período de julho a setembro, devem crescer 0,8%, englobando segmentos de combustíveis e lubrificantes, supermercados, produtos alimentícios, bebidas, vestuário, calçados, eletrodomésticos e livros, entre outros artigos de uso pessoal e doméstico. A constatação faz parte de pesquisa realizada pela Ibevar FIA Business School, dando conta de que, quando se inclui veículos e material de construção, – o denominado varejo ampliado -, a expansão estimada para o referido período é mais vigorosa, isto é, 1,7%.
Em termos dos segmentos, a projeção indica, nesses três meses, o crescimento nos de tecidos (5,4%), artigos de uso pessoal (2,5%), produtos farmacêuticos (1,6%) e material de construção (0,4%). Por ouro lado, a sondagem aponta estabilidade para materiais de escritório, veículos, combustíveis e produtos alimentares de modo geral. E registra queda para livros e papelaria (-10,6%), móveis e eletroeletrônicos (- 1,3%) e hiper e supermercados (-0,1%).
Metodologia da pesquisa
A projeção econométrica elaborada pelo Ibevar utilizou dados de série temporal coletados a partir da Pesquisa Mensal de Comércio/IBGE. O recorte temporal tem início no mês de outubro de 2013. Nesta edição, foram utilizadas séries reais dessazonalizadas (média 2022 = 100). Os últimos dados de vendas de varejo divulgados pelo IBGE são de abril de 2023.