“Trabalhar em equipe, atacar onde os concorrentes não são tão fortes, estar de olho nos novos concorrentes que podem surgir e não subestimar a força e a inteligência da concorrência”, destaca José Roman, gerente de marketing da Chevrolet, ao comentar algumas das preocupações da campanha que promoveu o automóvel Agile e levou a Chevrolet à seleção na categoria indústria automobilística, do Fórum As Grandes Sacadas do Top de Marketing.
Durante a apresentação do case, Roman falou das motivações para a criação da nova marca, um mercado cada vez mais crescente – só em 2009 foram comercializados cerca de 600 mil automóveis da Chevrolet – e o surgimento da nova classe média, a classe c, com consumidores cada vez melhor formados e com bom potencial de compra.
Para a elaboração da campanha, foram lembrados alguns conceitos que nortearam a criação da nova marca e novo automóvel – tecnologia, prazer ao dirigir, inovacao, versatilidade, mobilidade e agilidade, que deu origem, ainda, ao nome Agile.
A estratégia de lançamento – com foco total no consumidor – envolveu uma divulgação especial aos formadores de opinião, às concessionárias e aos mais de 40 mil funcionários da Chevrolet no país. “Agile era um desejo realizado e queríamos uma frase para os nossos clientes que refletisse esse conceito”, afirmou o diretor, ao apresentar o slogan da campanha “Chevrolet Agile. É real. É um sonho.”
Roman apresentou ainda as estratégias de marketing social e digital que fizeram parte da campanha de lançamento do Agile, e os resultados em vendas – com meta de 3500 unidades a serem comercializadas por mês, já estão sendo vendidos 5366 veículos da marca ao mês, desde o lançamento.