O teclado para digitação de senha pessoal programável (PINpad) SC 5000, da VeriFone, foi homologado para uso em terminais de pontos-de-venda de cartões pela Visanet e pela Redecard, as duas principais redes adquirentes desse tipo de produto no Brasil. Com a medida, o produto já pode ser comercializado no país.
“O salto em termos de segurança representado pela introdução do SC 5000 é muito grande”, declarou o gerente-geral da VeriFone no Brasil, Ravin Mehta. “Até agora, o cliente vem digitando a senha no teclado e passando o cartão no terminal. Isso faz com que os dados da senha circulem em aberto do teclado ao terminal . Com o SC 5000, o consumidor digita a senha e passa o cartão no próprio PINpad. Os dados já saem criptografados para o terminal e todo o processo, até a autorização da transação, fica protegido”, acrescentou.
O novo aparelho possui certificações de nível 1 e 2 do padrão de segurança EMV (Europay, Mastercad e Visa ), incorporando ainda circuitos de detecção de violação que resiste a tentativas de intrusão não autorizada, autenticação de arquivo VeriShield e criptografia sofisticada, 3 DES e AES. O SC 5000 também já foi homologado pela Visa International e é o único aparelho periférico de sua categoria a fazer parte do Visa Smart Breakthrougth Acceptance Device Program, programa lançado recentemente para auxiliar os adquirentes no processo de migração para a tecnologia do chip.