A NCR Corporation, empresa global de tecnologia, acaba de realizar um estudo, o qual mostra que os brasileiros anseiam cada vez mais por tecnologias que tornem a sua experiência de viagem mais simples e conveniente. A pesquisa mostra que esse desejo está voltado, principalmente, às atividades rotineiras de uma viagem, como despacho de bagagem e garantia de embarque preferencial, bem como pesquisa e reserva de remarcação de voos.
– Cupons e promoções: 60% dos participantes da pesquisa disseram estar mais propensos a realizar uma compra no aeroporto, caso recebam um cupom no verso do cartão de embarque, enquanto 38% acreditam estar mais propensos, caso o cupom faça parte do seu cartão de embarque e 19% o fariam por meio de sinalização digital.
– Remarcação de passagem: 64% dos entrevistados disseram ter vivenciado atrasos ou cancelamentos de voos e 53% terem esperado por mais de uma hora para conseguir remarcar o voo. Dos participantes, 89% gostariam de ter a oportunidade de pesquisar e reservar a remarcação do próprio voo, por meio do celular ou de quiosques de autoatendimento, em vez de esperar na fila para serem atendidos por um agente.
– Merchandising: 20% dos entrevistados tiveram que despachar suas bagagens de mão de última hora porque os compartimentos superiores estavam cheios e 17% desejaram um cobertor ou um lanche, mas não havia para comprar. Além disso, 69% disseram que pagariam uma taxa adicional, em um quiosque ao lado do portão de embarque, para embarcar com prioridade e evitar o despacho de bagagens no último minuto.
“O apetite por soluções tecnológicas que tornam o dia a dia mais simples continua crescendo no Brasil e ao redor do mundo”, diz o gerente geral e vice-presidente da unidade de Viagens da NCR, Tyler Craig. “Aeroportos e companhias aéreas estão explorando maneiras inovadoras de impactar significativamente o tempo gasto no check-in e a satisfação dos passageiros, e buscando formas de resolver outros desafios de negócios, como o despacho de bagagem e oportunidades de incrementar a receita.”
O estudo foi realizado on-line, com aproximadamente cinco mil consumidores nos Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes, China e Brasil. A pesquisa foi realizada no início deste ano pelas empresas de análise de mercado ORC Internacional, Dimensions Research e Marketing Consultancy.