As pessoas estão cada vez mais interessadas na ideia de ter um domicílio verdadeiramente conectado, com saúde e bem-estar entre as áreas de maior interesse. É o que conclui a Ericsson, que avaliou atitudes em domicílios conectados, onde serviços domésticos são habilitados por meio da conexão com a Internet. O estudo “Domicílios Conectados”, feito pela ConsumerLab, área que estuda o comportamento do usuário, foi baseado em cinco mil respostas da Rússia, Suécia, Espanha, EUA e Chile.
Marcia Goraieb, vice-presidente de marketing & comunicação da Ericsson na América Latina, afirma que a população tem uma vida mais corrida e ocupada que antigamente, fazendo com que constantemente tente equilibrar a manutenção de um cronograma de um trabalho cada vez mais exigente com a organização familiar. “Existem dezenas de serviços conectados disponíveis para nos ajudar a economizar tempo e preservar as obrigações da vida doméstica. Mas, muitas vezes, usar esses serviços envolve uma série de equipamentos e dispositivos diferentes, todos precisando de uma série de cabos e aplicativos. O resultado é mais complexidade – que, de acordo com o relatório, é uma das razões para a lenta utilização do conceito de casa verdadeiramente conectada”, explica ela.
Justamente, por conta disso o relatório mostra que as famílias podem estar perdendo algo. Atualmente, serviços do domicílio conectado são largamente utilizados por jovens homens solteiros que vivem sozinhos. Embora o grupo que mais se beneficie seja famílias com crianças pequenas. “Uma barreira no momento é que algumas pessoas não veem o valor desses tipos de serviços”, diz Marcia. Para que os domicílios conectados tenham mais sucesso, os serviços devem ser alinhados com as necessidades das pessoas. Além disso, também foi percebido que os consumidores estão apelando para uma maior simplificação e suporte no que diz respeito aos serviços do domicílio conectado. Quatro entre 10 entrevistados gostariam de ver os serviços integrados do domicílio conectado, embora a maioria queira ver mais suporte e consultoria quando se trata de usar serviços de casas conectadas.
Os entrevistados ainda acham que existem muitos possíveis fornecedores de serviços de domicílios conectados. No entanto, quando perguntados sobre seu fornecedor preferido em categorias individuais de domicílio conectado, geralmente favorecem os líderes de mercado em cada categoria.