Os deficientes visuais já podem navegar pelas páginas do site da CBSS (operadora dos cartões Alimentação e Refeição Visa Vale) independentes de alguém para auxiliá-los. A empresa, que desenvolve soluções e serviços para o mercado de cartões benefícios, adaptou o site para que as páginas possam também ser compreendidas pelos usuários portadores de deficiência visual, que conseguem agora ouvir o que está escrito nas telas.
Ao entrar no site, o usuário que antes precisava de ajuda para entender por onde estava navegando, agora é guiado por um software, o Virtual Vision, que o orienta por meio de um sintetizador de voz a partir do momento em que acessa o domínio www.visavale.com.br. Para isto, é necessário ter instalado em sua máquina o leitor de tela – sistema operacional do computador, que captura todos os textos e imagens e traduz em resposta falada. Assim, a pessoa saberá quais as opções e funções daquela página.
“Esta implementação não seria possível sem um trabalho de equipe”, ressalta o diretor executivo de operações e tecnologia, Sergio Souza. Isto inclui desde a equipe da Central de Atendimento, que primeiro registrou e deu andamento ao pedido de Patrícia, em dezembro de 2006, seguida pela consultoria Micropower e pela Kaizen, que desenvolveu o site.