Com o objetivo de automatizar os departamentos de vendas e financeiro, a Atos Origin, empresa de serviços de Tecnologia da Informação, implantou o módulo de vendas do Consist eCRM, solução desenvolvida pela Consist, empresa de soluções em software para a gestão de negócios. Além do CRM, a empresa possui o TM1, uma ferramenta de Business Intelligence, que armazena informações num banco de dados para análise.
A Atos Origin adotou a solução para suportar os seguintes processos: o registro e a análise das informações e relacionamento de suspects, prospects e clientes; automação da força de vendas, otimizando oportunidade de negócios; análise de probabilidade de fechamento de contrato; cálculo de portfólio mensal de vendas; e o escalonamento das tarefas do plano de ação de marketing. “Com o CRM da Consist, é possível saber quais empresas estão em prospecção, as propostas em andamento e se os negócios já foram fechados ou não. Com a solução, nós acompanhamos todo o histórico das vendas”, explica Marcos Silva, IT Manager da Atos Origin.
O projeto realizado na Atos Origin consistiu em integrar o módulo de vendas da solução ao sistema BIOS (Business Intelligence Operational System), uma ferramenta de tomada de decisões que coleta informações de todos os sistemas gerenciais e administrativos da Atos Origin. O BIOS é uma solução de datawarehouse. “As informações do CRM são consolidadas em nosso datawarehouse e carregadas pelo TM1 e, por fim, seguem para o departamento financeiro”, explica Marcos.
Depois de dois anos em funcionamento, o Consist eCRM já trouxe benefícios para a Atos Origin, principalmente nos quesitos custo e tempo de trabalho, além da padronização, agilidade, segurança da informação e clareza nos negócios da área de vendas. “Houve uma grande redução de tempo no processo de alinhamento das informações das planilhas e na consolidação das informações. Antes demorávamos uma semana para alinhar os dados, hoje, fazemos em minutos”, comemora o IT Manager da Atos Origin.
Na opinião de Marcos Silva, a maior vantagem que a empresa obteve com a solução foi a visão clara de todo o negócio de vendas, de forma rápida e com a previsão do que poderá ser realizado no futuro. “Nós conseguimos traçar estratégias de vendas para agir em períodos posteriores. Sem dúvida, a solução oferece inteligência para a companhia”, diz Marcos Silva.
Ainda para esse ano, Marcos Silva adianta que o Consist eCRM irá atender também o departamento de marketing, para que a área possa contribuir mais com as vendas.