Visão operacional consistente



Autor: Delmar Assis

 

Organizações do mundo inteiro estão implementando práticas e procedimentos para maximizar a eficiência operacional e aumentar a lucratividade. Neste ambiente, é extremamente importante que toda tomada de decisão tenha um propósito definido e que seja bem fundamentada.  Considerando estes aspectos, é essencial contar com o auxílio de tecnologias que possam assegurar que cada passo seja cuidadosamente pensado e que resultem em um maior e melhor retorno possível para o negócio.

 

Cada vez mais o sucesso nos negócios depende da capacidade de atrair e reter relacionamentos com clientes, mitigar riscos, garantir a conformidade regulatória e dinamizar os processos empresariais. Mas, isso requer informações abrangentes, consistentes, precisas e oportunas.

 

Com certa frequência, as companhias não têm nenhum planejamento, controle ou conhecimento de qual é a situação mais atual e precisa dos negócios. As organizações desprovidas da necessária proteção contra ambiguidades ou redundâncias acabam se expondo a riscos de erros contábeis, fraudes, falta de conformidade regulatória e a intencionais condutas internas ilegais. O custo e o risco inerentes ao acesso, ao processamento e à distribuição de dados e informações para organizações de TI são extremamente altos sem as tecnologias, os processos e profissionais certos.

 

Para que os executivos tomem decisões sensatas e oportunas e para que as operações estejam em linha com as atuais condições do mercado, as empresas devem, portanto, implementar uma estrutura capaz de suportar todos os procedimentos em âmbito corporativo. A adoção de uma plataforma padronizada de integração de dados pode assegurar que todos os sistemas operacionais funcionem com informações consistentes e atualizadas.

 

Falta de visão – Entretanto, a IDC constatou em uma pesquisa que os gerentes de TI tendem a subestimar, em pelo menos 50%, o número de bancos de dados contidos em suas organizações. Estas informações constituem o maior patrimônio da empresa e, por isso, deveriam ser administradas como tal.

 

Todas as fontes de dados possuem características que podem ser selecionadas e usadas para coordenar melhor as operações, reduzir erros, eliminar redundâncias e permitir melhores tomadas de decisões, tanto no plano tático, como no estratégico. Isso significa que a maioria das empresas possui uma série de recursos não explorados que poderiam ser otimizados para oferecer uma melhor eficiência operacional e suporte a decisões para todos seus profissionais, desde os temporários até os executivos mais graduados.

 

As consequências da falta de um melhor aproveitamento desses recursos podem ser desastrosas. Como exemplo, vale citar o desperdício considerável de dinheiro e a insegurança na tomada de decisões por conta de dados incompletos ou inválidos. Sob estes aspectos, a ineficiência nas operações de negócios pode acarretar em significativas perdas de oportunidades de negócios.

 

Qualquer empresa que opera dessa forma está, na verdade, tateando no escuro. Em uma economia competitiva, isso pode significar a diferença entre um crescimento modesto e um crescimento vertiginoso. Em uma economia austera, como a que provavelmente prevalecerá em 2010, isso pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

 

Delmar Assis é diretor técnico da Informatica Corporation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima