Visão única dos processos



Agilizar a tomada de decisão, dar transparência e aumentar a qualidade da gestão. Esses foram os principais objetivos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ao investir em uma plataforma de Business Intelligence (BI) da MicroStrategy, no segundo semestre de 2007. De acordo com Sérgio Côrtes, executive director do instituto, a criação desse ambiente informacional está diretamente ligada ao programa de qualidade da gestão institucional. O IBGE buscava uma solução que permitisse uma visão única das diferentes informações da gestão, provenientes de sistemas governamentais e corporativos.

 

O principal diferencial percebido com a utilização do BI foi a possibilidade de visualização, por meio de relatórios e gráficos, de informações essenciais, que já imprimiram a agilidade desejada no processo decisório. Além disso, o instituto ganhou maior confiabilidade nos dados e transparência no trabalho realizado pela área administrativa.

 

Francisco J. Pereira, systems integrator do IBGE, explica que antes da implementação, embora o acesso fosse rápido, os relatórios eram pré-definidos e disponibilizados em formato PDF, o que dificultava o manuseio dos dados e não permitia nenhum tipo de análise. Além disso, as informações eram obtidas diretamente no Banco de Dados dos sistemas transacionais, causando um impacto negativo na sua performance.

 

Na prática – Inicialmente a plataforma de BI foi implementada nas áreas orçamentária, pessoal e infra-estrutura. Segundo Pereira, cada uma dessas áreas utiliza as informações disponibilizadas conforme a área de atuação, ou seja, a Coordenação de Recursos Humanos trabalha com as informações de pessoal, a Coordenação de Recursos Materiais com as informações de infra-estrutura, e assim por diante.

 

No caso da execução orçamentária e financeira, as análises permitem a observação dos valores planejados que serão utilizados durante um período de tempo, quanto foi efetivamente empenhado e quanto já foi pago, tendo inclusive informações do crédito ainda disponível. Na área de pessoal, é possível observar a distribuição espacial do quadro de servidores da instituição nas mais de 500 agências em todo o Brasil, além de aspectos relevantes, como por exemplo, faixa etária, distribuição salarial no plano de carreira, entre outros.

 

Nos próximos meses, o IBGE irá disseminar a utilização da plataforma MicroStrategy para outras áreas, inclusive nas operações censitárias. A idéia é iniciar um projeto-piloto para o acompanhamento das operações, para que já no próximo Censo, a ferramenta seja amplamente utilizada pelos gerentes. Atualmente apenas os diretores e chefes das Unidades Estaduais da instituição têm acesso, mas o objetivo é ampliar o número de usuários de acordo com a disponibilidade de recursos para aquisição de novas licenças. O projeto teve início com poucas licenças, porém a idéia é dobrar este número em 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima