A VisionOne Consulting, consultoria multinacional especializa em implementações SAP e soluções em e-business, acaba de lançar no mercado brasileiro a solução eTicket, sistema de reservas e vendas de tickets baseado em internet, voltado principalmente para os espectadores de esportes, eventos culturais, concertos e cinemas.
Para desenvolver o produto, a VisionOne investiu cerca de US$ 500 mil e mais US$ 300 mil na divulgação, posicionamento de marketing, estratégia de vendas e material de apoio ao produto, totalizando US$ 800 mil de aporte direto. O sistema oferece como diferenciais o fato de o visitante poder escolher, reservar, comprar e visualizar o acento preferido e, a partir dele, definir qual será a sua visão do espetáculo, além de poder imprimir o ticket em impressoras domésticas ou em pontos de venda mais próximos. Impressão de código de barras ou recarga de cartão magnético também serão possíveis com o eTicket, quando essas funcionalidades forem realidade no Brasil.
“Através do portal, levamos o visitante desde o hall de entrada do evento até o seu setor preferido, de onde ele terá uma visão perfeita do palco. Além disso, disponibilizamos uma visão geral (de cima) do local do evento. Após a escolha e compra do bilhete, a impressão do Ticket pode ser feita em casa mesmo, ou, então, pode-se retirá-lo em algum ponto de venda. Isso dependerá das políticas definidas pelo organizador do evento”, afirma Rogério Nakamoto, diretor de e-business da VisionOne do Brasil. Nos EUA e na Suíça, a ferramenta já está sendo usada para eventos musicais, peças teatrais e até jogos de futebol.
O eTicket oferece diversas vantagens aos usuários, totalmente self-service, entre elas a visão geral sobre o lugar do evento, precisão e rapidez na apresentação dos lugares disponíveis, visão do palco a partir do assento escolhido, reserva do bilhete por tempo determinado, reservas por temporada ou individual e escolha individual da forma de pagamento e do método de entrega do bilhete.
Para os administradores dos eventos, as vantagens do eTicket são: redução dos custos de administração e de pessoal dos canais de vendas; liberação dos funcionários de vendas; eliminação de risco de débito e drástica diminuição do esforço de cobrança, integração dos pontos de vendas; baixo custo de instalação nos postos de vendas; relatórios e consultas online para o acompanhamento das vendas; administração simples do sistema e manutenção do conteúdo sem a necessidade de programação pelos organizadores; fácil integração com outros sistemas já existentes; suporte a Call Center; entre outros.