VOCÊ SABE O QUE É EMPREGABILIDADE?

Pois bem, esse neologismo surgido nos anos 90 é um termo que veio substituir o antigo paradigma da “Estabilidade X Fidelidade”. Antigamente, o patrão podia garantir estabilidade no emprego, desde que você se mantivesse fiel, quer dizer, não divulgasse seu currículo nem andasse à cata de outras oportunidades.


Agora, a noção de empregabilidade substitui esse antigo pacto. Significa que você dificilmente vai desfrutar de alguma estabilidade a não ser que esteja gerando resultados concretos – e também vai depender de sua empresa conseguir sobreviver e crescer na “selva” da globalização. Em contrapartida, você pode e deve se voltar para o mercado de trabalho, mesmo quando está trabalhando e bem empregada.


Para isso, acabou o tempo da acomodação. Sua carreira não mais deve ser desenvolvida somente dentro da empresa, mas no mercado como um todo. Estabeleça suas metas e só trabalhe em organizações que estejam cooperando com suas metas. Parece uma ironia isso, diante do fantasma do desemprego, mas a verdade é que você tem que se tornar um talento. Você só vai conseguir ficar na empresa se acrescentar valor ao negócio, mas também o patrão só vai conseguir segurá-la se a empresa agregar valor à sua carreira.


Assim, para ser considerado um talento (muito procurado pelos contratantes), você tem que tomar as seguintes providências: 1) Aumentar a sua experiência técnica, seus conhecimentos da profissão, melhorar cada vez mais seu desempenho; 2) Procurar gerar resultados que ultrapassem aquilo que o seu líder e a organização esperam de você, ou seja, apresentar soluções novas, propor saídas e dar idéias; 3) Aprender cada vez mais a ser um líder, trabalhar em equipes e motivá-las; 4) Lutar para dominar dois idiomas além do português; 5) Atualizar-se constantemente em microinformática/Internet; 6) Aumentar o nível da sua cultura geral; 7) Cuidar da saúde (alimentação e exercícios físicos); 8) Lazer e relaxamento.


Feito isso, estude Recolocação Profissional. Isso mesmo. Você tem que estar sempre com o currículo atualizado. Tem que se preparar para entrevistas. E, o mais importante: cuidar de criar e desenvolver uma “rede de contatos” (networking). Mostrar-se no mercado, fazer amizades influentes, escrever artigos, ministrar palestras. Por que não?


Neste espaço, vamos aprofundar um pouco cada um desses aspectos. Leia as Dicas e os Artigos. Discuta com suas/seus colegas. Sucesso!


DICA 1  –  AS 7 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS


Fizemos uma pesquisa com quase 2 mil altos executivos de empresas de todos os portes. O objetivo era saber o que eles levam em consideração, como prioridade, na hora de contratar um profissional. O resultado foi o seguinte, com os respectivos “pesos” tabulados comparativamente num máximo de 10 pontos:


1) Competência / Experiência Técnica                 Peso  10
2) Capacidade de gerar resultados/atingir metas   Peso  08
3) Capacidade de Liderança                              Peso  06
4) Formação Acadêmica                                   Peso  04
5) Inteligência Emocional
    (cooperação para o ambiente/clima)               Peso  03
6) Idiomas                                                     Peso  02
7) Outros                                                      Peso  01


Como você pode notar, os homens e mulheres que tomam decisões nas organizações – e logicamente são aqueles que assinam as contratações – querem contar com profissionais que, antes de mais nada, conheçam profundamente da sua profissão. Tudo é muito importante para a conquista de uma vaga, mas os três primeiros itens são os que mais chamam a atenção.


É claro que, em casos específicos, o item Idioma pode assumir um lugar mais notável que o da Capacidade de Liderança. Neste caso, diríamos que o domínio de uma segunda ou terceira Língua se encaixa quase como uma Experiência Técnica para o cargo.


De qualquer forma, fique atento para o fato de que a competência técnica é o fundamental. Essa é a razão porque as profissionais em início de carreira sentem tanta dificuldade. Por mais diplomas que possuam e por melhor boa vontade que apresentem.


Portanto, procure dominar cada etapa do seu trabalho. Microinformática, por exemplo, pode também ser – para você – uma competência técnica, assim como tudo o mais que lhe é exigido em termos de organizar, planejar, controlar, administrar. E sua preocupação deve ser demonstrar isso muito bem no currículo e nas entrevistas.


DICA 2 – O CURRÍCULO


Quem leu com atenção à “Dica 1” , percebeu que as duas mais importantes competências essenciais  para todos os profissionais  que desejam ser competitivos no mercado de trabalho – são Experiência Técnica e  Capacidade de Gerar Resultados.


Pois é exatamente isso que você tem de privilegiar no seu currículo. Publicamos abaixo – para fugir da teoria – um currículo de verdade, que seria mais ou menos o ideal para, por exemplo, uma secretária moderna, que atende bem tanto clientes internos quanto externos. Os nomes da profissional e da empresa foram mudados, mas ele é real e gerou muitas entrevistas. Não se atenha ao conteúdo (pois ele muda com o tempo), mas se atenha à forma. Perceba que na primeira página se privilegiou a experiência técnica, enquanto toda a segunda página é dedicada aos resultados alcançados. Não falta nenhuma informação. Ele é claro, bem dividido e facilita a leitura para o contratante. Que lhe sirva como exemplo e ponto de partida para você criar o seu.





MARIA DA SILVA


Rua Cardume, 84 – ap.36
05241 030   –   São Paulo/SP
Tel.: (011) 366-0900
Pager: (011) 866-4777 – cod. 190898
E-Mail: [email protected]


OBJETIVO:  SECRETÁRIA EXECUTIVA


SÍNTESE DE QUALIFICAÇÕES


Carreira desenvolvida em assessoria geral nas áreas de Presidência e Diretorias Industrial, Comercial, Importação/Exportação e Compras, com as seguintes responsabilidades:



  • Experiência na integração e desenvolvimento de todas as rotinas da presidência, incluindo administração do tempo, follow-up, agenda, reuniões, organização do escritório e todo o suporte administrativo.

  • Vivência na responsabilidade por Licitações Públicas, Marcas e Patentes e Atendimento ao Cliente.

  • Homologação de produtos junto a empresas públicas e privadas e experiência também no cadastramento junto a organizações tais como Telefônica, Eletropaulo, American Express, Credicard e outras.

  • Confecção de manuais de procedimento, envolvimento com todos os departamentos e acompanhamento para implantação das normas ISO 9000.

  • Coordenação e supervisão de todos os serviços gerais tais como telefonista, vigilância, motoristas, copeiras e sistemas de segurança. Liderança de equipes de serviços com média de 10 pessoas.

  • Vivência na participação do planejamento estratégico, acompanhamento do budget, bem como desenvolvimento de global sourcing via Internet para viabilização de custos e investimentos.

  • Domínio de vários programas de microinformática como usuária.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Especialização em Secretariado – SENAC/SP
Graduação em Direito – PUC/SP


RECICLAGEM E APERFEIÇOAMENTO
Especialização em Departamento Pessoal – SENAC
Intensivo de Secretária Executiva – Fundação Álvares Penteado
Responsabilidade Civil – UNIP


IDIOMA
Inglês (Fluente)  / Espanhol (Intermediário)



Maria da Silva            .2. 




HISTÓRICO PROFISSIONAL


Abr/1991  –  Atual   Sinax do Brasil Ltda
                  Empresa voltada para produtos e serviços em telecomunicações,
                  310 funcionários e faturamento aproximado de US$ 50 milhões/ano.






      • Secretária da Presidência (1997-Atual)



      • Assessora das Diretorias Industrial/Comercial(1991-1996)

 




  • Êxito na implantação das rotinas, organização geral, suporte administrativo, agendas, reuniões e no acompanhamento do budget anual.


  • Participação nos processos de Licitações Públicas, com elaboração de propostas para organizações públicas e privadas, bem como nas concorrências e tomadas de preços.


  • Atendimento aos clientes, com solução imediata de 95% das casos de reclamações e acompanhamento dos processos com advogados terceirizados.


  • Suporte administrativo aos departamentos de Assistência Técnica, Produção, Compras, Engenharia, Estoque e Almoxarifado.


  • Fui responsável pela reestruturação do departamento de Assistência Técnica, possibilitando o aumento de 40% no faturamento pelo incremento de produtividade.


  • Realizei auditoria no Departamento de Contas a Receber, resgatando de imediato 30% do montante dos inadimplentes, dando suporte à continuidade desse trabalho.


  • Responsável por todos os processos de Marcas e Patentes, desde o depósito inicial, os recursos, concessão de registro, etc, incluindo supervisão da terceirização na área.


  • Vivência na homologação de produtos junto ao Ministério das Comunicações, Dentel, Telebrás e todas as demais ex-estatais de telecomunicações.


  • Experiência na elaboração de orçamentos, formulários personalizados e controle de faturamento/contas a receber e a pagar/ expedição.


  • Realizei serviços de gerência em Importação e Exportação, respondendo pela aquisição de matérias-primas e componentes importados, programação de compras, trabalhos de global sourcing via Internet e desenvolvimento de novos fornecedores, reduzindo o custo em 40%.


  • Iniciei a negociação de distribuição exclusiva no Brasil do segundo maior fabricante de xxxxx dos Estados Unidos, através de participação na feira Americas Telecom.


  • Realização de diversas exportações para o Mercosul, notadamente  para Argentina e Uruguai.


  • Experiência na elaboração de materiais de propaganda e marketing, incluindo criação de home page e organização geral para participação nas mais importantes feiras e exposições do setor de telecomunicações.

 


Dez/1985  –  Nov/1990  Makadam Equipamentos Ltda.





      • Assessora de Diretoria

 



  • Iniciei minhas atividades na empresa como recepcionista, sendo promovida a auxiliar administrativa, assistente de contabilidade e assistente da diretoria a assessora.

  • Responsável pela elaboração de folders e folhetos,  venda de espaços publicitários e supervisão técnica.

DADOS PESSOAIS


Brasileira, 34 anos, casada, dois filhos



Prestou atenção onde são colocadas as datas de entrada e saída da empresa e das promoções? Voltaremos ao assunto em breve.

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