O “Magazine Você” é a primeira iniciativa real de Social Commerce no Brasil. Dentro das redes sociais o internauta poderá criar a sua vitrine personalizada do Magazine Luiza, adicionar comentários e opiniões sobre os produtos, recomendá-los aos amigos e quando uma compra for feita através da sua loja, o usuário recebe a comissão que pode ser de 2,5% a 4,5% do valor das vendas. “É uma ação inédita. Transformamos a venda de porta a porta no clique a clique”, explica Frederico Trajano, diretor de vendas e marketing do Magazine Luiza.
Para implantar o “Magazine Você”, o grupo fez profundos estudos sobre as redes sociais para entender como poderiam ser relevantes para as pessoas e, ao mesmo tempo, incrementar as vendas e conquistar novos clientes originados desse canal. “O principal objetivo é atingir um público que ainda não tem contato com a marca. Entrando nas redes sociais, conseguimos aumentar o alcance, principalmente por meio do boca a boca, o que é muito difícil nos canais de mídia tradicionais” diz Trajano.
Para criar a loja on-line é muito simples, basta ter uma conta no Facebook ou no Orkut, cadastrar seu e-mail e após a aprovação do cadastro, o usuário já pode escolher os produtos e montar a própria vitrine. “Ao montar a loja no ´Magazine Você´, o vendedor virtual poderá escolher os produtos que mais têm a ver com os gostos e conhecimentos dela, por um nome que traduza o que ela quer vender, além de indicar produtos de acordo com o perfil dos amigos. É uma ação inédita”, conclui.
Todo o processo de pesquisa e seleção dos produtos será dentro da rede social, apenas na finalização da compra o cliente será direcionado para o site da empresa onde poderá definir a forma de pagamento e concluir a compra com todo o padrão de segurança do site da empresa, que se responsabiliza também pela entrega.