A E-Consulting®, Boutique de Conhecimento, e a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), anunciaram o índice de Varejo On-line (VOL) registrado no mercado brasileiro no primeiro trimestre deste ano. O Vol, que representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física), chegou a R$ 1,895 bilhões, valor 31,73% superior ao movimentado no mesmo período do ano passado e correspondente a aproximadamente 3% do varejo total no país (dados estimados a partir do índice-base do IBGE).
“É importante notar que, além do aumento das vendas on-line, cresce o papel da Internet como veículo de pesquisa e formação da decisão de compra, ainda que a transação seja feita de forma presencial”, comenta Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net. “Estima-se que para cada negócio fechado eletronicamente, a Internet gere outros nove.
“Se seguirmos a tendência dos anos anteriores, deveremos fechar este ano com um VOL perto de R$ 9,8 bilhões, frente aos R$ 7,6 bi de 2004, a ainda apresentarmos um crescimento estimado de 28% nas vendas de Natal, em relação a 2004”, acrescenta Daniel Domeneghetti, VP de Métricas e Conhecimento da Camara-e e sócio da E-Consulting Corp.