A Volkswagen do Brasil investe na estratégia de desenvolvimento de jogos virtuais, que funcionam como ferramentas para estimular a interação com os públicos de relacionamento com a marca. A empresa aposta em duas frentes de atuação: a dos games interativos de relacionamento com o consumidor e a dos jogos com conteúdo de treinamento para funcionários da sua rede de concessionárias em todo o Brasil. O objetivo é aproveitar a receptividade que as pessoas têm com relação às ações criativas propostas pela marca e investir em jogos inovadores.
“Quando decidimos criar um game, vários itens são levados em consideração durante seu desenvolvimento, tais como: divulgar e explorar os atributos dos modelos da marca, conscientizar os clientes da importância de fazer a manutenção preventiva do veículo e de respeitar as leis de trânsito, fortalecer conceitos como tecnologia e inovação, entre outros”, disse Artur Martins, gerente executivo de marketing e comunicação.
Um exemplo de jogo com objetivos educacionais é o Missão SpaceCross, jogo virtual recentemente desenvolvido pela Volkswagen para treinamento de funcionários da rede de concessionárias da marca. A proposta do game é oferecer uma ferramenta de capacitação à rede, além de praticidade, já que o participante pode acessar o conteúdo à distância e na hora que lhe for conveniente.
A Volkswagen do Brasil vem investindo em games desde 2004. O Super Trunfo on-line foi o primeiro jogo desenvolvido para a plataforma Messenger, como uma ferramenta de branding para a empresa.