Seis anos após o início da operação no país, a Wayra Brasil, que possui 68 startups aceleradas e com investimentos que ultrapassam R$ 11 milhões, anuncia um novo momento de atuação, com mudança de marca e novo posicionamento estratégico. Agora, a Wayra deixa de ser uma aceleradora e se torna o hub de inovação aberta do Grupo Telefónica e uma iniciativa da Vivo no Brasil, ampliando ainda mais a sinergia com a empresa.
Com o relançamento global, anunciado ontem (20), a Wayra foca a atuação em startups mais maduras, e que tenham alinhamento estratégico e possibilidade de fazer negócios com Vivo, além de outras marcas do Grupo Telefónica pelo mundo, e corporações no mercado. “O importante é gerar negócio, e isso é que os melhores empreendedores querem. O investimento é consequência”, explica o country manager da Wayra Brasil, Renato Valente.
Com a mudança, a Wayra passa a atuar dentro do ecossistema de empreendedorismo como um micro Corporate Venture Capital, ou seja, um fundo de investimento corporativo de capital semente, investindo até R$ 500 mil por empresa – valor duas vezes e meio superior ao montante anterior – com participação acionária que variam de acordo com o projeto. Com o anúncio, a Wayra passa a buscar tecnologias que tragam mais eficiência para a Vivo e grandes empresas, em setores como Data Analytics/Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, Cibersegurança, Fintechs, IoT, Realidade Virtual e Aumentada, SmartWifi, Cloud Computing, entre outras.
“Vamos funcionar como um fundo de investimento e/ou como uma porta de entrada para que projetos que tenham níveis de maturidade suficientes para suportar os diversos ciclos dentro de uma grande corporação. Nosso principal objetivo é escalar essas startups para negócios dentro da Vivo e demais empresas no Brasil e no mundo”, diz Valente. Com o novo posicionamento, “We Scale Startups” direcionado a escalar os novos projetos, a Wayra espera elevar no país os atuais 20% do volume total de negócios firmados entre a Vivo com as empresas investidas.