Autora: Ana Tex
Telemarketing, mala direta, e-mails marketing e publicidade podem ser ferramentas muito uteis para atingir os clientes. Mas, os clientes de hoje, cada vez mais conectados, querem algo a mais que isso. Eles esperam das empresas um relacionamento mais próximo e uma comunicação rápida e satisfatória, como podem oferecer as novas mídias.
O WhatsApp, por exemplo, é a mídia social mais utilizada pelos brasileiros. De acordo com o estudo CONECTAí Express, realizado pela plataforma de pesquisas online do Ibope chamada Conecta, a rede social de mensagens instantâneas possui 91% de penetração na população que possui acesso à internet no país.
Isso significa que a maior parte da população brasileira te acesso a ferramenta. Imagine, então, o que você pode fazer com uma lista de clientes interessados no seu produto? Agendamento de consultas, marcar hora no salão de beleza, promoções e descontos especiais e até mesmo uma simples mensagem para fazê-los lembrar de que seu negócio existe.
Para investir nessa ferramenta não precisa de muita coisa. Basta saber usar as estratégias certas para o seu tipo de negócio. A primeira dica e mais importante é: só inclua seu cliente na sua comunicação via WhatsApp se ele concordar. O número deve ser exclusivo para o negócio e as mensagens devem manter um tom profissional.
Outras dicas são: apostar em listas de transmissões e nunca criar grupos de clientes. Crie também comunicações específicas para cada tipo de cliente e mantenha um contato periódico. Todos gostam de saber que são especiais.
Ana Tex é empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital, especialista em novas mídias. Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a audiência e o faturamento de empreendedores.