As lojas de hard discount (lojas de desconto) já somam milhares de unidades na Europa e faturam dezenas de bilhões de dólares anualmente. Um dos exemplos é a rede alemã Aldi, com quase 6 mil lojas e um faturamento de US$ 50 bilhões por ano. Essas e outras particularidades do varejo no velho continente, que têm repercussão no comércio mundial, serão apresentadas pelo superintendente da Associação ECR Brasil, Claudio Czapski, na palestra “ECR Europa: tendências e práticas”, no Workshop Técnico da Associação Brasileira de Logística (Aslog), no dia 18 de julho.
Na palestra, o superintendente da Associação ECR Brasil vai expor detalhes sobre esse novo modelo de negócio supermercadista, que trabalha com sortimentos limitados (até mil itens), a maioria de marcas próprias, operações enxutas e preços muito menores em relação aos do varejo tradicional. Para Czapski, uma das principais vantagens das lojas de desconto é o custo-benefício. O lojista, explica, praticamente não faz promoções de preço e, muitas vezes, coloca os produtos à disposição do consumidor no próprio palete em que a mercadoria é entregue pelos fornecedores. “O crescimento do modelo hard discount é tão rápido que as supermercadistas alemãs Aldi e Lidl & Schwarz, maiores redes de lojas de descontos da Europa, estão expandindo as operações para outras regiões”.
Além das hard discounts, o palestrante também vai falar sobre a tendência do “varejo de especialidades” na Europa, onde os clientes encontram produtos diferenciados – orgânicos (frutas, legumes e verduras), regionais (carne, frango e vinho) e artesanais de alta qualidade (produtos caseiros como salgados e doces em geral), que tenham ingredientes para uma vida saudável e embalagens que não agridam o meio ambiente, entre outras características – e se dispõem a pagar o preço cobrado, muitas vezes acima da média de mercado.
Serviço
Data: 18 de julho
Horário: 19h
Local: Rua Armando Penteado, 352, Bairro do Pacaembu – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3668-5513