Buscando consolidar sua posição no mercado farmacêutico, o Laboratório Wyeth implementou soluções de business intelligence da Cognos para integrar suas bases de dados, garantir qualidade e integridade de informações e suportar a tomada de decisões com consistência. “Uma empresa do ramo farmacêutico trabalha com diversas fontes de informação ao mesmo tempo, como nossa solução de gestão corporativa, dados colhidos pela força de vendas e análises adquiridas junto a institutos de pesquisa”, aponta Renato Maio, diretor de TI do Laboratório Wyeth para a região Mercosul. Segundo o executivo, essa situação traz conseqüências como a disseminação das bases de dados, lentidão na atualização e disponibilidade de informações gerenciais, além de dependência em relação às áreas usuárias.
Em março de 2002, a empresa decidiu implementar as soluções Improptu Web Reports e Powerplay, ambas da Cognos. “Tivemos muito cuidado em respeitar uma série de etapas, para garantir o sucesso de nosso projeto. Desde a escolha da ferramenta adequada às nossas necessidades até a definição de um cronograma enxuto, passando pela parceria com um fornecedor experiente, tudo foi planejado com muito critério”, destaca Maio. “A ferramenta funciona como um grande depósito de diferentes informações de alta relevância para o negócio, trazendo agilidade para a tomada de decisões estratégicas da área executiva, aumentando nossa competitividade no mercado”, afirma Patrícia Rodolfo, gerente de inteligência de mercado da Wyeth.
As soluções foram direcionadas às áreas de finanças, vendas e marketing. Sobre elas, o laboratório desenvolveu sistemas de gestão de conhecimento, específicos para cada departamento, que trabalham de forma integrada e permitem acesso remoto. “A interação entre as soluções da Cognos e a iniciativa do laboratório geraram ótimos resultados. As ferramentas hoje em produção oferecem um ganho qualitativo jamais visto”, afirma Marcos Chomen, account manager da Cognos.