A Zenvia recebeu um aporte financeiro de R$ 71 milhões da BNDESPAR, braço de participações do BNDES, em conjunto com a DLM, gestora do fundo DLM BRASIL TI. Com o investimento, a Zenvia irá acelerar seu plano de consolidação do mercado com movimentos de aquisições e ampliação de sua atuação no mercado de mobilidade. Victor Knewitz, sócio-fundador da Zenvia, irá capitanear os movimentos de inovação da empresa e adianta: “vamos fortalecer nosso portfólio de serviços com a aquisição de empresas que possuam tecnologias complementares ou que nos permitam expandir mercado, e vamos também atuar pesadamente em inovação”.
A empresa ainda planeja iniciar sua operação em outros países da América Latina e investir em seu capital humano, prevendo novas contratações de profissionais de tecnologia e negócios. Apostando no crescimento da base de smartphones, irá concentrar seus esforços em soluções cloud de comunicação e marketing móvel e na oferta de apps de serviço e conteúdos para o consumidor. “Para um movimento de aquisição ser bem sucedido, é preciso alinhar negócio, processos e cultura. É fundamental ter objetivos claros de sinergia e colocar todos no mesmo barco rapidamente. Para isso é necessário entender muito bem as pessoas e suas competências essenciais”, explica Cassio Bobsin, CEO e sócio-fundador da companhia.
Entre os anos de 2007 e 2013 a empresa cresceu 95%, o que foi fator decisivo para o recebimento do aporte. Os dois vetores de crescimento de 2014 foram o lançamento de serviços de conteúdo móvel em parceria com as operadoras e a oferta de soluções de SMS marketing para empresas. “A Zenvia se enquadra em nosso escopo de investimento em empresas de Software as a Service (SaaS) por possuir receitas recorrentes, alta escalabilidade, margens positivas e inovação”, ressalta Paulo Caputo, sócio da DLM e responsável pela área de private equity. Para Pedro dos Passos, chefe de departamento de private equity da área de capital empreendedor do BNDES, “além das grandes perspectivas que se abrem no mercado de mobilidade, acreditamos na capacidade de execução e de desenvolvimento de novas ofertas da Zenvia. O histórico de crescimento da empresa e seu plano de negócios nos leva a crer que dentro de alguns anos poderemos ter mais uma empresa de tecnologia brasileira realizando abertura de capital”