Além de atrair o profissional para o mercado, a gerente destaca a importância de receber bem o novo contratado, deixando-o a vontade para a execução do seu trabalho. “Não basta somente atrair, é importante reter. E, com a chegada da ´geração y´ no mercado de trabalho, as empresas serão desafiadas a todo o momento a criar estratégias para motivar esse público. Aqui, temos uma imensa preocupação com essa chegada, portanto investimos fortemente nos programas de integração, que são revisados periodicamente, com intuito de deixá-los mais dinâmicos e atrativos para o público jovem. Dessa forma, conseguimos fazer com que o novo colaborador sinta-se acolhido e parte da organização” enfatiza.
Para uma boa gestão de pessoas, Adriana acredita não somente na integração do colaborador com o ambiente da empresa, mas também na participação desses atendentes, contribuindo com sugestões e críticas, o que também é importante para o desenvolvimento de melhores funcionários, mais engajados com os objetivos da corporação. “Disponibilizamos diversos programas que foram desenvolvidos com o objetivo de ouvi-los e temos uma forte adesão por parte dos colaboradores, pois compreendemos que todos esperam encontrar dentro da organização um espaço para colocar sua opinião, sabendo que a sua sugestão, dúvida e/ou crítica serão tratadas com respeito, atenção e acima de tudo, ética profissional” garante.
No sentido de que se tenha uma harmonia entre a participação efetiva e o comprometimento das equipes de atendimento com os ideais da corporação, Adriana finaliza destacando a importância de uma boa organização institucional e do foco da área de Recursos Humanos. “O colaborador precisa acreditar que está em uma organização bem estruturada, portanto é importante que em seu clima, no dia a dia de suas atividades, fique claro que a empresa se preocupa com ele. Essas ações são muito bem avaliadas pelos nossos colaboradores. E o grande desafio fica para a área de RH que, constantemente, precisa mediar os interesses dos colaboradores com os interesses e objetivos da organização. Desenvolver programas que façam o colaborador sentir-se ouvido, valorizado, acolhido e parte efetiva da empresa” completa.