A evolução do setor de cobrança



Por volta de 300 executivos compareceram ontem (28/06), no Blue Tree Towers Morumbi, para acompanhar o “I Congresso de Cobrança”, que trouxe para o debate as principais estratégias adotadas pelo mercado e como ele tem evoluído em favor dos negócios. Promovido pela Conference ClienteSA, o evento mostrou como se dá a divisão operacional e estrutural do setor – callcenters e empresas especializadas em cobrança -, e a importância que as informações sobre os inadimplentes podem agregar na hora de reter o cliente.

 

O primeiro painel do congresso, que teve como mediador e palestrante Augusto Melo, diretor do HSBC, mostrou o perfil estratégico do setor. O executivo apresentou a evolução da terceirização na cobrança de varejo. Depois, Topázio Silveira Neto, presidente do conselho da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços), apontou uma maior aproximação entre callcenters e empresas de cobrança. Indo na mesma direção, o presidente do Instituto Geoc, João Leme, contou que, em um futuro próximo, os dois segmentos irão trabalhar juntos, trocando informações.

 

Discutindo o modelo pragmático do mercado de cobrança, a segunda mesa do evento contou com a participação de Miguel Cui, diretor de clientes da Claro, que apresentou alguns modelos de contratação do serviço. Depois foi a vez de Paulo Machado, diretor-presidente da Ativos SA, que apontou um futuro promissor para a gestão de inadimplentes, devido grande expansão do crédito bancário. Também participaram da mesa Sandro Almeida, diretor de risco de crédito do Carrefour, Luis Roberto Silva, diretor da CSU Credit & Risk, Jaime Enkin, vice-presidente de cobrança da Meta Soluções Comerciais, e André Saint Martin, diretor da Dedic.

 

O diretor comercial da Tivit, Marco Theodoro, foi quem abriu o terceiro painel, que abordou a evolução operacional e o futuro do setor. O executivo falou que o mercado está experimentando um novo momento, onde a consolidação passa por uma preocupação com a recuperação de ativos. Em seguida, Pedro Paulo de Freitas Cunha, gerente executivo de negócio cobrança da ACS, contou o case da empresa e disse que o desafio, hoje, é saber como agregar novas informações às operações. O impacto que a Basiléia II irá causar no mercado de cobrança foi o foco da apresentação de Satoshi Fukuura, diretor do Grupo NP. A partir de janeiro, todas as empresas desse setor serão obrigadas a atender as exigências do novo ambiente regulamentar. Esses assuntos foram também debatidos por Paul Bullet, vice-presidente da Aspect Software; Alexandre Martir, gerente da ddCom Systems; Maria Isabel Leitão, gerente de soluções da Wittel; e Manuel Afonso Braga, diretor da Okto.

 

Por fim, foram apresentados três cases de sucesso apoiados nas mais diversas composições – interno, externo e híbrido – , por Paulo Santos, diretor de cobrança ou recuperação de crédito da Casas Bahia; Carla Marques, diretora de Cobrança da GE; e Leonardo Santanda, diretor Cobrança da Losango. Para discutir esses exemplos de benchmarking participaram Miguel Maal, executivo da Advisia Management Consulting, Augusto Mello, PFS Collection Manager do HSBC, e Sandro Almeida, diretor de risco de crédito do Carrefour.

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A evolução do setor de cobrança



Por volta de 300 executivos compareceram ontem (28/06), no Blue Tree Towers Morumbi, para acompanhar o “I Congresso de Cobrança”, que trouxe para o debate as principais estratégias adotadas pelo mercado e como ele tem evoluído em favor dos negócios. Promovido pela Conference ClienteSA, o evento mostrou como se dá a divisão operacional e estrutural do setor – callcenters e empresas especializadas em cobrança -, e a importância que as informações sobre os inadimplentes podem agregar na hora de reter o cliente.

 

O primeiro painel do congresso, que teve como mediador e palestrante Augusto Melo, diretor do HSBC, mostrou o perfil estratégico do setor. O executivo apresentou a evolução da terceirização na cobrança de varejo. Depois, Topázio Silveira Neto, presidente do conselho da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços), apontou uma maior aproximação entre callcenters e empresas de cobrança. Indo na mesma direção, o presidente do Instituto Geoc, João Leme, contou que, em um futuro próximo, os dois segmentos irão trabalhar juntos, trocando informações.

 

Discutindo o modelo pragmático do mercado de cobrança, a segunda mesa do evento contou com a participação de Miguel Cui, diretor de clientes da Claro, que apresentou alguns modelos de contratação do serviço. Depois foi a vez de Paulo Machado, diretor-presidente da Ativos SA, que apontou um futuro promissor para a gestão de inadimplentes, devido grande expansão do crédito bancário. Também participaram da mesa Sandro Almeida, diretor de risco de crédito do Carrefour, Luis Roberto Silva, diretor da CSU Credit & Risk, Jaime Enkin, vice-presidente de cobrança da Meta Soluções Comerciais, e André Saint Martin, diretor da Dedic.

 

O diretor comercial da Tivit, Marco Theodoro, foi quem abriu o terceiro painel, que abordou a evolução operacional e o futuro do setor. O executivo falou que o mercado está experimentando um novo momento, onde a consolidação passa por uma preocupação com a recuperação de ativos. Em seguida, Pedro Paulo de Freitas Cunha, gerente executivo de negócio cobrança da ACS, contou o case da empresa e disse que o desafio, hoje, é saber como agregar novas informações às operações. O impacto que a Basiléia II irá causar no mercado de cobrança foi o foco da apresentação de Satoshi Fukuura, diretor do Grupo NP. A partir de janeiro, todas as empresas desse setor serão obrigadas a atender as exigências do novo ambiente regulamentar. Esses assuntos foram também debatidos por Paul Bullet, vice-presidente da Aspect Software; Alexandre Martir, gerente da ddCom Systems; Maria Isabel Leitão, gerente de soluções da Wittel; e Manuel Afonso Braga, diretor da Okto.

 

Por fim, foram apresentados três cases de sucesso apoiados nas mais diversas composições – interno, externo e híbrido – , por Paulo Santos, diretor de cobrança ou recuperação de crédito da Casas Bahia; Carla Marques, diretora de Cobrança da GE; e Leonardo Santanda, diretor Cobrança da Losango. Para discutir esses exemplos de benchmarking participaram Miguel Maal, executivo da Advisia Management Consulting, Augusto Mello, PFS Collection Manager do HSBC, e Sandro Almeida, diretor de risco de crédito do Carrefour.

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A evolução do setor de cobrança



Promovido pela Conference ClienteSA, o “I Congresso de Cobrança – A evolução da atividade, em favor do business” discutirá, entre outros assuntos, como a área de cobrança vem adotando as novas tecnologias disponíveis no mercado. Marcado para o dia 28 de junho, no Gran Mercure Hotel, em São Paulo, a conferência terá painéis apresentados por conferencistas de empresas renomadas que irão apresentar uma visão estratégica da área de cobrança das organizações.


Entre os temas que serão abordados estão os novos sistemas utilizados em cobrança, como SMS, URA Reversa (ativa), Carta, Boleto, Notificação, Chat (muito no início ainda) e Localização geográfica (telefone e endereço). Será discutido também o impacto que a Basiléia II irá causar não só nos negócios, mas, também, nas soluções tecnológicas – a partir de janeiro, todas as empresas desse setor serão obrigadas a atender as exigências do novo ambiente regulamentar.


Para debater esses assuntos, participarão do congresso Marco Theodoro, diretor comercial da Tivit; Pedro Paulo de Freitas Cunha, gerente executivo de negócio cobrança da ACS; Satoshi Fukuura, diretor do Grupo NP; Paul Bullet, vice-presidente, Aspect Software; Roberto Dechiare Jr., diretor operacional da ddCom Systems; Maria Isabel Leitão, gerente de soluções da Wittel; e Manuel Afonso Braga, diretor da Okto.


Guia de Cobrança – Durante o Congresso de Cobrança, a Conference ClienteSA vai distribuir, como material de apoio, um Guia com os principais fornecedores do mercado para servir de orientação aos executivos tomadores de serviços. Ele será distribuído, também, à base de assinantes da revista ClienteSA.


Serviço
Data: 28 de junho
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Blue Tree Towers Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 1000, Brooklin – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 2107-7890, no site www.eventos.clientesa.com.br ou pelo e-mail [email protected]

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A evolução do setor de cobrança



Promovido pela Conference ClienteSA, o “I Congresso de Cobrança – A evolução da atividade, em favor do business” discutirá, entre outros assuntos, como a área de cobrança vem adotando as novas tecnologias disponíveis no mercado. Marcado para o dia 28 de junho, no Gran Mercure Hotel, em São Paulo, a conferência terá painéis apresentados por conferencistas de empresas renomadas que irão apresentar uma visão estratégica da área de cobrança das organizações.


Entre os temas que serão abordados estão os novos sistemas utilizados em cobrança, como SMS, URA Reversa (ativa), Carta, Boleto, Notificação, Chat (muito no início ainda) e Localização geográfica (telefone e endereço). Será discutido também o impacto que a Basiléia II irá causar não só nos negócios, mas, também, nas soluções tecnológicas – a partir de janeiro, todas as empresas desse setor serão obrigadas a atender as exigências do novo ambiente regulamentar.


Para debater esses assuntos, participarão do congresso Marco Theodoro, diretor comercial da Tivit; Pedro Paulo de Freitas Cunha, gerente executivo de negócio cobrança da ACS; Satoshi Fukuura, diretor do Grupo NP; Paul Bullet, vice-presidente, Aspect Software; Roberto Dechiare Jr., diretor operacional da ddCom Systems; Maria Isabel Leitão, gerente de soluções da Wittel; e Manuel Afonso Braga, diretor da Okto.
Guia de Cobrança – Durante o Congresso de Cobrança, a Conference ClienteSA vai distribuir, como material de apoio, um Guia com os principais fornecedores do mercado para servir de orientação aos executivos tomadores de serviços. Ele será distribuído, também, à base de assinantes da revista ClienteSA.


Serviço
Data: 28 de junho
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Blue Tree Towers Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 1000, Brooklin – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 2107-7890, no site www.eventos.clientesa.com.br ou pelo e-mail [email protected]

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