A preferência dos banqueiros

A Logica, provedora global de serviços de TI e gestão de negócios, realizou uma pesquisa em parceria com o Financial Services Club (FS Club) para detectar as preferências de banqueiros, consultores e tecnólogos europeus sobre temas relacionados ao mercado financeiro. Entre os principais temas abordados na pesquisa, estão questões sobre desenvolvimento da União Europeia e dos bancos de relações empresariais, o impacto do PSD (Payment Service Directive) e do SEPA (Single Euro Payments Area), o risco de liquidez entre outros.
O relatório aponta que dois terços dos profissionais de bancos acreditam que o mercado de pagamentos integrados é fundamental para o futuro da Europa. Quando se trata do PSD, 50% dos entrevistados dizem que o serviço tem sido bem-sucedido – um aumento de 15% em relação a 2010. O índice de satisfação do SEPA é de 30%.
O Single Euro Payments Area (SEPA) é uma iniciativa do setor bancário europeu para os pagamentos eletrônicos em Euro (cartão de crédito, débito, transferência bancária ou débito direto). O Projeto SEPA é apoiado pela Comissão Européia e do Banco Central Europeu. A Payment Services Directive (PSD), por sua vez, fornece uma base legal e regras que apóiam a SEPA, de modo a facilitar os meios de pagamentos em todos os países da União Européia.
A preocupação com o risco de liquidez é um dos pontos-chave da pesquisa e 73% dos bancos consultados dizem conhecer os riscos financeiros caso isso aconteça. Destes, 39% estariam aptos a utilizar a tecnologia adequada e 17% poderiam agir em tempo real. “A nova legislação exige análise, atribuição de liquidez e gestão de risco para as linhas de negócios. É essencial que os bancos tenham um plano de atividades, incluindo controle, estratégia e gestão”, diz Nick Ford, consultor global de pagamentos da Logica. “O SEPA pode aumentar a eficácia de uma empresa de pagamentos corporativos. As corporações arrojadas, que pensarem a longo prazo, encontrarão a oportunidade certa de como obter vantagens em seus negócios com a forma de remuneração “, afirma Ford. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima