A tendência é piorar…

A inadimplência do consumidor com empresas do setor de telecomunicação cresceu 39,5% e a do varejo 38,2%, no acumulado do começo do ano até abril, em comparação com mesmo período de 2014, conforme estudo desenvolvido pela área de big data da Serasa Experian. Desde 2012, quando o levantamento começou a ser feito, este é o segundo maior crescimento para o período que engloba os quatro primeiros meses do ano. O maior crescimento ocorreu em 2013, quando a inadimplência aumentou 51,0% nos quatro primeiros meses do ano. 
Nos quatro primeiros meses de 2015, janeiro foi o que apresentou a maior alta: 49,6% em relação a janeiro de 2014.  Em seguida, como segundo mês do ano com maior alta, está fevereiro (42,4% em relação a fevereiro de 2014). Março apresentou alta de 35,4% e abril fechou com aumento de 34,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A inadimplência no setor de telefonia está subindo mais que as dos demais setores. No acumulado de 2015, a inadimplência nos setores não bancários aumentou 16,7%, o bancário 14,1%, energia com alta de 11,0% e no varejo foi 38,2% – número inferior aos 39,5% do setor de telefonia. No ano passado, a situação era diferente: enquanto os setores não bancários tiveram alta de 3,9% em 2014, as empresas de telecomunicação viram a inadimplência do consumidor diminuir 1,7%.  
Segundo os economistas da Serasa, quatro fatores estão impactando a condição de pagamento do consumidor: desemprego, alta nas tarifas públicas (energia, água, transportes urbanos etc.), inflação e alta de juros. Sem dinheiro suficiente para pagar todas as suas dívidas rapidamente, o cidadão está priorizando os serviços de utilidade básica, como energia.  De acordo com o indicador, existe uma tendência de crescimento das taxas de inadimplência para os próximos dois trimestres, o que exigirá ainda mais cautela por parte do consumidor.

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