Campanhas e feirões de recuperação de crédito beneficiam milhares de consumidores pelo país e empresas de todos os segmentos estão cada vez mais ativas dentro do segmento, visando acabar com a inadimplência de seus clientes.
Uma dessas campanhas é a ‘Acertando suas Contas’, promovida pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, realizada desde 2010 em São Paulo, é uma delas. O projeto tem como objetivo, segundo o diretor de marketing, inovação e sustentabilidade, Fernando Cosenza, de contribuir para a construção de um ecossistema sustentável, no qual o consumidor possa construir uma relação de crédito mais saudável e, em contrapartida, para que o crédito possa continuar crescendo de forma equilibrada.
A campanha associa a oportunidade de renegociação com educação financeira. “O consumidor será atendido gratuitamente nos eventos por uma equipe especializada, tanto para orientar nos procedimentos de renegociação da dívida, quanto oferecendo orientações sobre orçamento e planejamento financeiro”, afirma. Para Cosenza, o principal desafio é avançar na educação financeira dos consumidores, levando orientação e informação de forma mais ampla e efetiva, para que as pessoas possam acertar suas contas com base em um planejamento orçamentário que lhes permita cumprir os acordos firmados e não reincidir na inadimplência. “Nossa ambição é realmente o crédito sustentável”, afirma o diretor.
Ele conta que busca-se ter presente empresas de todos os segmentos da economia, como bancos, financeiras, utilities e varejistas, pois quanto mais empresas participantes interessadas em oferecer condições favoráveis de renegociação, mais oportunidades para o consumidor. “As empresas que participam do evento constroem um relacionamento diferenciado com seus clientes, além de recuperarem suas dívidas e há ainda uma facilidade muito grande, uma vez que é o próprio cliente dessas empresas que busca a renegociação”, explica Cosenza.