Anef mantém otimismo com inadimplência



Durante o mês de setembro de 2012, os índices de inadimplência nos contratos de financiamento de veículos para pessoas físicas apresentaram alta de 0,1 p.p, passando de 5,9% para 6% do saldo da carteira de veículos, segundo dados da Anef, Associação Nacional das Empresas Financeiras das montadoras. Mesmo com a pequena elevação, o setor de financiadoras de veículos manteve o otimismo com a tendência de retração.

 

Segundo o presidente da Anef, Décio Carbonari, a explicação se deve ao fato de um novo público estar entrando na carteira de financiamento de veículos.  “Em meados de 2011 houve um alerta com relação à inadimplência, o que levou os bancos a ajustarem suas políticas de crédito e brevemente deveremos ver com maior nitidez o impacto dessas medidas”, comenta.

 

Ele explica que a carteira de crédito é formada por clientes incorporados até 40 meses atrás e este público mais selecionado começou a fazer parte há pouco mais de um ano. “Com o passar do tempo, estes clientes com renda maior vão aumentar sua participação dentro do montante, enquanto o público anterior que possuía uma renda menor e que realizava seus financiamentos em prazos maiores (até 60 vezes) deixará de participar da carteira”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima