A nota do banco brasileiro é B+, o que indica uma boa segurança financeira e que ele tem recursos suficientes para lidar com uma série de condições econômicas adversas.
Em geral, o estudo mostra que a América Latina acolhe os bancos com maior força financeira do globo, enquanto Europa, Ásia e Estados Unidos dominam o ranking dos mais fracos.
No Velho Continente, os chamados PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), juntamente com França e Alemanha, concentram 75 grandes bancos, todos com classificação D+ pela Weiss. Isso representa 42% do universo de 206 instituições pesquisadas mundialmente.
Ainda de acordo com a sondagem, considerando os 17 bancos pesquisados nos Estados Unidos, apenas um aparece na lista de instituições com desempenho positivo. No Japão, metade dos 32 bancos pesquisados recebe nota D+ pela agência de notação financeira.
Entenda: a nota D+ demonstra que a agência vê debilidades significativas na instituição, as quais podem impactar negativamente os depositantes e os credores, sendo que em um ambiente econômico desfavorável, essas deficiências poderiam ser ampliadas.
Confira a lista dos bancos mais fortes do mundo:
1. Banco do Brasil (Brasil)
2. Hang Seng Bank (Hong Kong)
3. Turkiye Garanti (Turquia)
4. Qatar National Bank (Qatar)
5. Akbank (Turquia)
6. Banco Mandiri (Indonésia)
7. Al Rajhi Bank (Arábia Saudita)
8. Grupo Financiero Santander (México)
9. Samba Bank (Arábia Saudita)
Confira a lista dos bancos mais fracos do mundo:
1. Deutsche Bank (Alemanha)
2. Barclays (U.K.)
3. Royal Bank of Scotland (U.K.)
4. Credit Agricole (França)
5. Bank of America (EUA)
6. Mizuho Financial (Japão)
7. Banco Santander (Espanha)
8. Société Générale (França)
9. Lloyds Banking (U.K.)
10. UniCredit (Itália)
Fonte: InfoMoney
Por: Mariana Mandrote