Com o consumidor cada vez mais consciente de que se planejar para adquirir bens é uma boa alternativa, o consórcio de serviços tem apresentado crescimento significativo. Segundo Romeo Balzan, superintendente do Sicredi, a cultura de planejamento vem crescendo no mercado nacional, inclusive para a realização de algum tipo de serviço. “O aumento do conhecimento dos consumidores em relação ao produto, por meio do crescimento dos canais de venda e especialmente as diversas formas de utilização atendidas pelo segmento de serviço são fatores fundamentais para seu crescimento”, afirma.
Segundo Balzan, as perspectivas para o consórcio de serviço são positivas, principalmente por se tratar de um segmento relativamente novo no mercado e que traz inúmeros benefícios aos consorciados, mesmo que em longo prazo. “Apesar de uma parte conhecer essa modalidade, outros consumidores, até mesmo aqueles que já utilizam o consórcio de outros segmentos, ainda desconhecem o segmento e a flexibilidade existente na utilização do produto”, explica.
Um dos grandes desafios dessa atividade, no entanto, se concentra na questão da educação financeira. Apesar de mais consciente, a população ainda tem um longo caminho pela frente no que diz respeito a planejar e poupar seu orçamento, como afirma Balzan. “O consórcio pode ser entendido como uma ferramenta de compra programada, onde se oportuniza uma disciplina de poupar. Isso está diretamente relacionado à educação financeira e é um dos maiores desafios para o produto crescer em patamares ainda mais expressivos do que os já percebidos”, comenta.