“Como alguém em sã consciência diz que bom era no meu tempo? Bom é agora!” Foi fazendo brincadeiras da própria situação que Dado Schneider apresentou a palestra motivacional “O Mundo Mudou… Bem na Minha Vez!”, no 5º Fórum de Inovações IGeoc. Aproveitando que a maioria dos participantes são empresários pertencentes à geração X – assim como ele -, Schneider mostrou os benefícios de estar vivendo um tempo rico em tecnologias e soluções. Mas, para poder vivê-los, é necessário estar preparado para as constantes mudanças e quebrar paradigmas criados ao longo da vida.
Um dos maiores desafios enfrentados, não só pelo setor de cobrança, é romantizar o passado, tornando o presente um lugar desagradável para viver. Entretanto, basta lembrar o quanto a tecnologia tornou a localização de um cliente em débito mais assertiva ou como ficou mais fácil de se comunicar com o consumidor, aumentando a produtividade e resultados, para o rancor passado. É preciso viver os dias de hoje, conhecer as novidades – inclusive as que você não gosta. “Quem é velho hoje precisa aprender a se adaptar aos jovens, assim como quando fomos jovens nós nos adaptamos aos velhos”, pontua Schneider. Afinal, o mundo mudou justamente na sua vez de ser respeitado e logo ter o merecido descanso.
Hoje em dia, e a tendência é continuar essa evolução, é bem provável que se trabalhe muito mais tempo do que antigamente. A expectativa de vida aumentou, assim como certas fases da vida. E, muito provavelmente, seu chefe seja alguém da geração Z, um jovem que irá ingressar o mercado de trabalho daqui quatro anos, não quer ficar parado e busca algo “legal”, prevê Schneider. “Esse jovem vem para acabar com a briga entre geração X e Y. Ele vem te ensinar que você pode fazer o seu trabalho e estar de bom humor. A carranca ficou no milênio passado”, ressalta o palestrante. Pois é pensando nisso e aprendendo a viver o presente, que se estará evoluindo para o futuro. Seja ele qual for.