Bom para bancos e clientes

A portabilidade de crédito, regulamentada a pouco mais de um ano, vem possibilitando que o cliente que tem dívida em um banco a transfira para outra instituição. No entanto, apesar de adotadas regras para uso desse recurso, o professor da faculdade FIA de administração e negócios, Rodolfo Olivo, acredita que as mudanças que ela pode causar no setor ainda não foram sentidas. “Elas ainda foram tímidas, uma vez que isso ainda é desconhecido de parte significativa da população, aliado ao fato que a recessão econômica reduziu a demanda por crédito na economia” diz o professor.
Porém, segundo o professor, “assim que acabar a recessão e houver uma retomada da demanda por crédito”, deve haver uma grande procura pela portabilidade por parte do consumidor, que claramente irá buscar por melhores condições para saldar a sua dívida. Assim, a competitividade entre os bancos e instituições financeiras poderá aumentar com o tempo.
Com isso, para os bancos, existem desafios que terão que ser enfrentados, sendo que os maiores são operacionais, como “o banco que está assumindo o crédito entender quais são os riscos envolvidos no financiamento, uma vez que foi outro banco a analisar o crédito”. Já para garantir a permanência do cliente, o professor acredita que as instituições podem investir em programas de fidelidade, como fazem as companhias aéreas, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima