Cadê ele?

Apesar de tão importante, muitas vezes, o contato com o consumidor inadimplente para propor uma negociação, muitas vezes, pode ser prejudicados por problemas anteriores. Isso porque, nem sempre o cadastro dos clientes está atualizado. E apesar de não ser um problema novo, ele continua a atormentar o mercado. O resultado é tempo e dinheiro perdido. “Muitas negociações são perdidas ou alongadas desnecessariamente por falhas no momento da atualização cadastral que deve ser feita no primeiro contato com o devedor. Portanto, erros neste processo são causadores de ineficiências operacionais e perdas de negócios”, destaca Carlos Feist, gerente de MIS e Planejamento da RBrasil Soluções.
Tanto que esse ainda é visto como um grande desafio para as empresas de recuperação de crédito. Em parte pela própria mudança de comportamento dos clientes. Segundo Nelson Martos, diretor da NovaQuest, muitos clientes possuem mais de 10 telefones, diversos e-mails e mais de dois endereços no cadastro. “Nosso primeiro desafio quando recebemos estes dados é identificar o canal que o cliente esta disponível. Depois, tratar, qualificar e manter o cadastro dos clientes atualizado”, diz o executivo.
Para resolver essa questão a tecnologia pode ser uma aliada importante. Para Feist, a criação de um data warehouse que integre as bases de dados de sistemas distintos e faça a definição do melhor telefone, endereço, e-mail e horário de contato individual do devedor, e devolva isso as diferentes plataformas é o melhor caminho. “Isso fará com que a empresa tenha um bom fluxo de atualização cadastral”, afirma o gerente da RBrasil Soluções, que também aposta no treinamento humano como forma de manter os dados atualizados e organizados.
Quem também vê a tecnologia como uma ferramenta amiga na atualização e organização dos dados cadastrais é Rodrigo Nunes Alves, diretor da Magno. Para ele, as tecnologias disponíveis hoje permitem interagir por diferentes meios de contato com os consumidores, além do telefone, SMS, torpedo de voz, chat, URA. “Recursos como redes sociais, por exemplo, passaram a fazer parte do cadastro”, comenta.
Porém, apesar de ser um grande desafio, saber lidar com a atualização e organização dos dados cadastrais é ao mesmo tempo uma oportunidade que se apresenta para as empresas de cobrança se destacarem, de acordo com Nelson Martos, da NovaQuest. “Acreditamos que este é um desafio e quem consegue ser mais assertivo sai na frente dos concorrentes”, completa o executivo.

Comunicação eficaz

Fundamental para
cobrança, gestão dos dados cadastrais ainda é um desafio

Em busca de soluções

Tecnologia e
treinamento dos colaboradores podem ajudar a driblar problemas com dados
cadastrais

Diferencial de qualidade

Tratamento
correto dos dados cadastrais pode colocar empresa de cobrança a frente da
concorrência

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