A prática de conceder vantagens para incentivar o uso de cartões de crédito se consolida como um dos maiores benefícios trazidos para o consumidor em consequência do aumento da competição entre os bancos emissores de cartão. A cada dia, um número maior de pessoas utiliza os pontos adquiridos para obter produtos e serviços, fazendo com que estes programas se tornem praticamente obrigatórios na disputa pelos clientes. Com isso, cerca de 25% de tudo o que os bancos arrecadaram com a cobrança de anuidades em 2011 voltou aos portadores de cartões em forma de recompensas.
De acordo com um estudo abrangendo os últimos dois anos (2010 a 2011), divulgado pela Boanerges & Cia., consultoria em varejo financeiro, com base nas informações mais recentes divulgadas pelo Banco Central sobre o setor, os gastos dos bancos com este tipo de iniciativa cresceram quase 50% no ano passado em relação ao registrado em 2010. No final de 2011 havia um total de R$ 2,7 bilhões em pontos a serem resgatados pelos titulares dos plásticos em circulação no mercado. O estudo mostra ainda que entre o 1º trimestre de 2010 e o 4º trimestre de 2011 o gasto dos bancos com compra de pontos cresceu 95%, atingindo R$ 358 milhões.
O consultor da Boanerges & Cia, Rafael Durer, chama atenção para os indicadores que revelam a maior utilização dos benefícios no último ano. Segundo ele, os dados do Banco Central revelam que 19,02% do total de benefícios aos quais os consumidores tinham direito deixaram de ser utilizados em 2010. Já em 2011 este percentual caiu para 13,87%. “Isto significa uma redução de 27% na não utilização das recompensas”, analisa. “As pessoas estão cada vez mais atentas às vantagens oferecidas por estes programas e, ao mesmo tempo, os bancos emissores oferecem cada vez mais alternativas de resgate, com isto a tendência é que os pontos sejam cada vez mais resgatados nos próximos anos”, completa.