Ciclo negativo

O saldo das operações de crédito versus o comprometimento da renda das famílias entre janeiro de 2005 até dezembro de 2012 chegou a 23%, de acordo com estudo realizado pelo Instituto Fractal de Análises de Mercado, que acompanhou o comportamento de uso de crédito, nos últimos sete anos. 
Do segmento de baixa renda, 26,7% das pessoas entrevistadas, que apresentam dívidas com o sistema financeiro e possuem renda de até R$ 1.500, realizaram algum tipo de empréstimo pessoal. Em relação à frequência de empréstimos, 53% solicitaram uma vez, e 36,8% disseram contratar esta operação uma vez a cada dois anos. Sobre os objetivos de uso do crédito, 55,8% afirmaram que ele é destinado ao pagamento de dívidas vencidas ou a vencer.
 “A renda das famílias se compromete na mesma velocidade das ofertas de crédito, isso porque esses empréstimos são dirigidos, em grande parte, às mesmas pessoas que já haviam tomado crédito, ampliando o grau de endividamento desse público. Ou seja, as famílias buscam mais crédito no mercado como substituição de dívida. Pega-se dinheiro emprestado em um lugar para pagar o outro. O resultado disso é o constante aumento da inadimplência”, destaca Celso Grisi, presidente do Instituto Fractal de Análises de Mercado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima