A falta de mão de obra qualificada não é exclusividade de nenhum setor. Porém, em uma área estratégica como a de recuperação de crédito, esse fator traz um grande impacto negativo, já que os profissionais estão lidando com uma questão delicada que é a cobrança de clientes inadimplentes. Agir de maneira errada, pode sair caro, inclusive com a perda do cliente. A saída? Treinamento. Na ponta da operação, esse colaborador é um dos principais pilares para o sucesso das negociações e investir na sua capacitação se torna fundamental, já que um treinamento de qualidade reflete no desempenho do colaborador, que se traduz em resultados melhores para a empresa, segundo Elvira Cristina Giannella, gerente de recursos humanos da Intervalor. “Com profissionais bem treinados, a empresa terá resultados melhores em termos de qualidade de atendimento e, no caso de operações de cobrança, valores recuperados”, explica.
Na visão do professor e gerente da Integração Escola de Negócios, Giovanni Botelho Colacicco, pessoas bem treinadas, contatando os devedores de forma cordial, com técnica, além de ter uma taxa de reversão muito maior no recebimento do crédito, conseguem permanecer com o cliente em carteira e gerar novas vendas. “Um cliente que se sente respeitado e bem tratado, mesmo sendo um devedor, leva uma boa imagem da empresa”, pontua.
Mais do que ser preparado para lidar com o cliente, o funcionário bem capacitado também torna-se mais interessado em seu trabalho, segundo Sonia Maria Biagis, presidente da Liderança Cobranças. “O funcionário bem treinado fica satisfeito e motivado, rendendo mais, produzindo mais, oferecendo mais qualidade de serviço, menos reclamações e menos faltas no trabalho, ou seja, tem mais interesse em crescer junto com a empresa”, afirma.
APLICAÇÃO
Para Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, o primeiro passo para um bom treinamento é realizar uma avaliação interna sobre quais são as reais necessidades, evitando treinamentos que não reflitam em resultados. Outro ponto fundamental é o levantamento dos perfis dos colaboradores para definir quais devem ser direcionados para um treinamento. “Direcione os cursos que serão realizados às reais aptidões e ambições dos colaboradores”, explica. Barbosa também explica que os treinamentos devem ser constantes. “Com a velocidade das informações e mudanças rápidas, para ter um profissional realmente capacitado, é fundamental que esse passe por constantes reciclagens”, afirma. Outra atividade que não pode faltar, de acordo com Colacicco, são simulações do dia a dia da cobrança, com dinâmicas e atividades descontraídas para tornar o treinamento leve, agradável e prazeroso. Após aprender técnicas eficientes de cobrança, automaticamente o êxito no processo de recebimento aumentará. “O profissional de cobrança passa a perceber que não há forma mais eficiente de recuperar os créditos se não usando a teoria aprendida”, completa.
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Confira as
matérias exclusivas do especial:
Mais do que qualificar, treinamentos servem para
motivar os colaboradores
Treinamentos devem ser aplicados com
regularidade, não só para novos procedimentos, mas também pelo conhecimento
Mais que recuperar crédito, colaborador treinado
consegue construir um bom relacionamento com cliente
Com dificuldades na contratação, empresários
devem investir na formação e educação de profissionais