Concessão de crédito automatizada

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O Carrefour Soluções Financeiras adotou o software de decisão de crédito e análise de risco da Crivo, há 18 meses, para acelerar os processos de crédito e fraude e ajudar na parametrização das políticas da rede nesta área. Com a implementação do software, que leva o mesmo nome da desenvolvedora, acoplado ao workflow principal, a instituição reduziu o tempo necessário para definir as opções de crédito e financiamento de compras para os clientes em qualquer loja da rede. Também conseguiu estabelecer uma metodologia de decisão de crédito e aumentou o número de fontes consultadas. Apesar de envolver mais etapas, o tempo de análise diminuiu; passou para vinte segundos, em média.

 

Como é comum na área, o Carrefour utilizava um sistema próprio para gerir as operações, mas buscava uma solução para proporcionar mais segurança e padronizar os critérios de decisão de crédito, além de agilizar as análises de cobranças ao cliente. A necessidade surgiu quando a rede varejista criou, em 2007, sua própria instituição financeira, o Carrefour Soluções Financeiras e, a partir de então, passou a oferecer além do Cartão Carrefour Private Label, outros produtos e serviços, como Cartões de Crédito Bandeirados e diversas modalidades de seguros para seus clientes.

 

Marcos Faria, diretor técnico e de suporte do Carrefour Soluções Financeiras, explica que além de agilizar a consulta em si, o fato de o sistema parametrizar as políticas de crédito da empresa facilitou os processos. “O Crivo consulta fontes externas e internas em busca de informações cadastrais do cliente, cruza esses dados e define em segundos a decisão de crédito com base na política do Carrefour, que é definida no início da utilização do sistema e pode ser alterada e ajustada a qualquer momento”, completa.

 

“Nossos clientes são os experts em crédito. O que nós da Crivo fazemos é viabilizar suas transações com uma tecnologia que alia informações de quantas fontes o cliente quiser com suas próprias diretrizes de concessão de crédito. Daí a assertividade do sistema. Ele funciona como o cliente quer”, explica Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo.