Enxergar o crédito apenas como uma boia salva-vidas, quando as finanças do microempreendimento já estão naufragando, não é uma boa saída. Diante disso, promover a mudança na maneira de pensar dos microempreendedores no país é o objetivo da parceria firmada entre a Serasa Experian e Aliança Empreendedora, organização social que desenvolve projetos de geração de renda, negócios inclusivos e disseminação da cultura empreendedora no Brasil. O acordo irá resultar em projeto para levar conhecimento sobre educação financeira aos microempreendedores de baixa renda, com foco em gestão, análise financeira do negócio e regularização da situação de dívida, quebrando o ciclo de pobreza que permeia grande parte dos microempreendimentos. A equipe de voluntários do Programa Sonhos Reais da Serasa Experian está incumbida de mentorar os empreendedores que tiverem interesse ao longo do programa.
Para a gerente responsável pelo programa de educação financeira da Serasa Experian, Andréa Regina, a falta de conhecimento e de interesse em buscar informação e ajuda sobre como usar o crédito são entraves para que o negócio prospere com saúde financeira. Segundo o último estudo da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), apenas 1% das iniciativas de educação financeira das organizações no país são destinadas às micro e pequenas empresas. “Mas a Serasa Experian acredita que mobilizar a sociedade em torno de causas relevantes e promover transformações sociais efetivas compõe o seu papel de empresa cidadã”, afirma Andréa. “Por isso, firmamos esta parceria com a Aliança Empreendedora, que prevê o apoio a microempreendedores de diferentes perfis e setores, com o objetivo de construir um modelo de saúde financeira, contribuindo para a inclusão social e econômica de comunidades de baixa renda.”
Dentre o público-alvo que se pretende atingir, as mulheres microempreendedoras de renda são destaque. Boa parte dos micro e pequenos negócios fracassam antes de completarem um ano de vida. A falta de planejamento das finanças é um dos fatores críticos para o sucesso do negócio. “Muitos, por não fazerem um bom planejamento orçamentário, acabam tendo dívidas, mas não enxergam as linhas de crédito pessoa jurídica como aliadas no crescimento empresarial. Ao contrário, por desconhecimento de causa, essas pessoas vão atrás de crédito pessoal para desafogar as finanças do negócio, sem entender que existem caminhos mais saudáveis para o crescimento”, afirma a gerente.
O Programa de Voluntariado Corporativo com foco em Educação Financeira da Serasa Experian – Sonhos Reais tem como objetivo orientar consumidores e empreendedores sobre a melhor maneira de gerir a vida financeira pessoal e empresarial, ajudando a estabelecer o consumo consciente. Para isso, conta com o conhecimento em crédito da Serasa Experian e com a atuação de sua equipe de profissionais voluntários, que leva as informações até o público-alvo por meio de oficinas gratuitas.