No início do ano, a Rede Check Ok, empresa especializada em verificação eletrônica de crédito, apontou o crescimento da inadimplência no Nordeste do país e isso vem se confirmando. Mas, o poder de consumo dos nordestinos também se alterou. “As classes C e D estão comprando mais por conta da expansão do crédito, o que fez os consumidores aumentarem muito seu comprometimento de renda”, explica Marcos Siqueira, executivo da Rede Check OK.
Para a rede varejista, o setor de serviços foi o que apresentou maior crescimento. “Isso é resultado da migração de indústrias e empresas que se instalaram na região nos últimos anos devido aos incentivos fiscais dos governos locais”, explica Siqueira. O executivo explica que isso gerou mais empregos e, consequentemente, a inserção de uma classe nova no consumo.
A Check OK acredita que o poder de crédito não vai aumentar mais do que o registrado, uma vez que o governo tomou e continua tomando medidas de contenção da expansão do crédito para controle da inflação, mas ainda existe espaço para as classes C e D crescerem no consumo.