Cada vez mais empresas de cobrança veem adotando novas ferramentas de comunicação para acompanhar as mudanças tecnológicas. São usados diferentes canais para a cobrança e negociação com os clientes. O que diferenciam os resultados, de acordo com Reinaldo Mendes Ribeiro, diretor da Dux Cobranças, é a aplicação do canal mais apropriado para cada tipo de cliente.
Para o diretor, cada canal apresenta uma peculiaridade e muda de acordo com a região e cultura do cliente. “Todos os canais são importantes, têm sua finalidade e resultados. Por exemplo, uma cobrança telefônica na Região Norte do País não traria qualquer resultado positivo. Uma cobrança presencial no Sudeste além de dispendiosa não agregaria muito, pois os volumes são grandes”, explica.
A contínua evolução do meio eletrônico está assumindo grandes proporções e ganhando cada vez mais espaço. Hoje, vemos que a quantidade de linhas telefônicas móveis ultrapassa em muito as fixas e a internet se espalha de forma exponencial e Ribeiro aponta que isto tomará conta de grande parte das operações. “Conclui-se daí que o meio eletrônico é o canal onde a cobrança de massa se distinguirá, doravante”, afirma.
Mas apesar do grande crescimento dos meios digitais, o diretor acredita que a interação direta com o cliente ainda é o mais importante. “Lembremo-nos de que tratamos com pessoas e as pessoas não gostam de ser atendidas por máquinas”, conclui.