Como recuperar a eficiência da cobrança nesse novo mercado que está se construindo? Esse foi o questionamento que norteou a palestra “Resultado e eficiência das operações de recuperação de crédito”, no 5º Congresso Nacional de Recuperação de Crédito, promovido pela ASERC.
“Você tem mais papel, mais crédito, mais emprego e renda média maior. Por que o índice de inadimplência esta aumentado?”, interroga o palestrante Wagner Montemurro, diretor de cobrança do HSBC. Ele mostra que uma ação importante para recuperar eficiência é classificar essa inadimplência. Dessa forma, é possível adaptar as cobranças e prazos aos diferentes públicos, adequando o pagamento à disponibilidade monetária do cliente.
Montemurro aponta como desafios do setor de crédito e cobrança uma consolidação e consequente concentração de volumes, uma possível necessidade de especialização e uma escassez de mão-de-obra, que contrasta com a qualidade de atendimento cobrada pelos contratantes.
Para lidar com tudo isso em um novo mercado, o executivo mostra que é preciso ser cauteloso e se preocupar em prover processos e políticas corretos ao teu produto e realizar gestão de informação, pessoas e clientes, tudo isso com uma infra-estrutura moderna. “Quando você tem uma gestão adequada, ela te ajuda em tudo. E quando mais você tiver uma infra-estrutura apta a se adaptar, mais você acelera o período pra rentabilizar o teu negocio”, indica. Outro ponto que ele revela é comunicar-se com o cliente no canal correto, evitando gastos em contatos ineficientes.
Além dos pontos abordados em relação ao aprimoramento da eficiência da cobrança, muitas das pessoas que assistiam à palestra e, inclusive alguns painelistas apontaram como um diferencial do congresso o fato de ele unir empresas de callcenter e seus contratantes, podendo promover uma reflexão de ambos quando ao trabalho fornecido e cobrado e assim proporcionar uma maior compreensão das dificuldades e necessidades do outro.