Crédito ao consumidor em expansão

0
1



O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), elaborado pela ACSP com base no movimento dos 2200 SCPCs e SPCs de todo o Brasil, revela que o número de consultas aos serviços de proteção ao crédito em outubro registrou crescimento de 8,7% em relação a igual mês do ano passado, demonstrando que continua forte o movimento de vendas a crédito e de financiamentos ao consumidor observado nos últimos meses.

 

“Esse desempenho é explicado pela ampla facilidade de crédito existente, com prazos longos de financiamento de um lado, e, de outro, a expansão expressiva do emprego e da renda”, explica o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

 

O economista acrescenta que, a confiança do consumidor, baseada principalmente pela segurança em relação ao emprego, está elevada, o que o torna mais predisposto a assumir compromissos de prazos mais longos.

 

Observa-se que o Sudeste apresentou a maior expansão, 11,5%, seguido do Nordeste com 10,9% e Norte, com 5,2%. A região Centro-Oeste registrou crescimento de 3,5% , e o Sul, de 1,0%. “Deve-se destacar que o bom movimento do varejo, por meio do crédito, vem ocorrendo sem seja verificado o aumento da inadimplência”, ressalta Solimeo.