A FinanZero realizou levantamento com 80 mil clientes para identificar o perfil do tomador de crédito no Brasil. A pesquisa constatou uma maior taxa de aprovação do crédito entre quem possui pós-graduação (44% de aprovação), conta corrente com cheque especial (42%) e que tem como motivo realizar uma viagem (42%).
De acordo com a pesquisa, o perfil mais bem-sucedido na hora de obter aprovação do empréstimo é o dos que possuem conta corrente com cheque especial (42% de aprovação), em seguida conta corrente (24%), conta salário (19%) e poupança (16%). Quando o assunto é ocupação, o perfil ideal do tomador de crédito é formado por empresários e empregados provados (30% das pessoas tiveram crédito aprovado), funcionários públicos (27%), profissionais liberais (22%), aposentados (20%) e autônomos (19%).
Em relação ao tipo de residência, as pessoas que tiveram melhores taxas de aprovação na obtenção de empréstimos possuem casa financiada (35%), na sequência casa própria (26%), casa de familiar (24%) e imóvel alugado (24%). “Quando analisamos o estado civil, a porcentagem de casados que foram aprovados chega a 28%, sendo 27% de divorciados, 23% solteiros e 21% viúvos”, analisa Olle Widén, CEO da FinanZero.
A porcentagem de pessoas que foram aprovadas por que buscavam empréstimo para viajar foi a maior, com 42% na pesquisa da FinanZero. Na sequência foi detectado 39% de aprovação entre os que responderam que o interesse no dinheiro era para realizar cirurgias estéticas, 30% compras de ativos, 27% reforma da casa e 24% para pagar dívidas. Quando analisado o grau de instrução, o destaque ficou com “pós-graduado”, totalizando 44% de aprovação do crédito. O levantamento confirmou ainda que entre os que possuíam algum tipo de graduação 33% foram aprovados, 22% entre os com segundo grau completo, 19% entre os com primeiro grau e outros 17% entre os que não tinham instrução formal.