Em julho deste ano, o saldo total de crédito automotivo cresceu 14,6% em relação ao mesmo mês de 2010. Os dados divulgados pela Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) ainda revelam que o índice alcançou R$ 196,2 bilhões nos primeiros sete meses de 2011, sendo que o crescimento alcançado, em julho passado, é menor que o obtido no mesmo período do ano anterior, quando o aumento foi de 18,1%.
As medidas macroprudenciais tomadas pelo Banco Central devem continuar afetando a linha de crédito, por isso o crescimento deve seguir a tendência apontada no primeiro semestre. De acordo com associação, a carteira de financiamento deve alcançar 10% de ascensão no fim do ano ante 2010.
Em julho, o tipo de financiamento com melhor desempenho foi o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) com alta de 36,8% ante a igual período de 2010. Entretanto, o leasing continua em decadência, na mesma base comparativa, este tipo de crédito caiu 34,1%.
O saldo de crédito para aquisição de veículos manteve a correspondência de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) em julho. Neste mês, o financiamento de automóveis e comerciais representou 10,6% do total de crédito do Sistema Financeiro Nacional e 32,4% do destinado a pessoas físicas.
A Anef também divulgou que os índices de inadimplências estão em ascensão. No sétimo mês do ano, as pessoas físicas com atraso acima de 90 dias no CDC chegaram a 4%, um incremento de 0,2 pontos percentuais mês. Contudo, o número ainda é menor que a média do mercado de 6,6%.
Fonte: Webtranspo – SP