Que os cartões de crédito vieram para facilitar a vida do consumidor, ninguém mais dúvida. Entretanto, durante sua ascensão, muitos clientes demoraram a se acostumar com o sistema e, até mesmo, como encaixar o limite de crédito concedido na sua realidade, fazendo com que esta modalidade tenha um alto índice de inadimplência. Mas com a facilidade para tomar empréstimo nos últimos anos, um dos setores que mais cresceu foi o de turismo. E como nem todos os viajantes possuíam cartão internacional ou não queriam pagas as altas taxas do cartão, uma solução que surgiu foi o cartão pré-pago. O que poucos sabem é que ele está saindo cada vez mais dos aeroportos e casas de câmbio, e está fazendo parte da vida do brasileiro.
“O cartão pré-pago está se tornando uma tendência entre os consumidores que querem tomar controle das suas finanças pessoais. Cada vez mais o brasileiro está percebendo que o cartão pré-pago veio para simplificar e trazer mais segurança para o seu dia a dia”, explica Bernardo Faria, diretor comercial da Acesso. Observando o atual momento econômico do País, com aumento de inadimplência e taxas de juros, uma das vantagens do cartão pré-pago é que ele ajuda o cliente a manter o controle sob suas compras, sem ficar endividado.
Entretanto, as empresas concedentes devem deixar claro aos seus consumidores que esse serviço não funciona como concessão de crédito, visto que o consumidor carrega o cartão com a quantia desejada e, então, faz uso do mesmo, tal qual um celular pré-pago. Assim, conforme explica Faria, se o cliente não tiver saldo para fazer a compra não há a disponibilização de crédito para ele, portanto ele nunca fica no negativo, bem como a empresa, já que ela não terá o risco da inadimplência.