O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), que reflete o movimento de consultas dos mais de 2200 SCPCs e SPCs de todo o Brasil, apresentou aumento de 8,3%, em julho, sobre igual mês do ano passado e de 2,7%, em relação a junho. “Isso mostra que o desempenho do varejo continua positivo, alavancado pela expansão do emprego e da renda, disponibilidade de crédito e prazos longos do crediário”, declara Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O Sul foi a região que registrou maior crescimento: 13,8%, julho/julho, e 4,2% sobre junho; seguido do Sudeste, com 9,3% e 2,7%, respectivamente. O Norte apresentou crescimento de 2,2%, na comparação com julho de 2009, e 5,1% sobre o mês anterior, e o Nordeste mostrou aumento de 1,5%, em julho, sobre igual mês do ano anterior, e ligeira queda (0,1%), em relação a junho último. Apenas o Centro-Oeste acusou resultado negativo de 3,1%, sobre julho de 2009 e aumento de 2,5% sobre o mês anterior.
O número de Registros Negativos inclusos nos SCPCs e SPCs, em julho (2,0%), cresceu menos do que o movimento de consultas, enquanto que os cancelamentos aumentaram 8,0%, nesse mês, indicando que a inadimplência está sob controle. “As perspectivas para os próximos meses são de continuidade do cenário positivo para o varejo, uma vez que os fatores que justificam o bom desempenho do comércio – emprego, renda, crédito e prazos de financiamento – devem continuar atuando de maneira favorável”, afirma Solimeo.