Demanda por crédito aumenta em março



O número de empresas que procurou crédito em março/12 cresceu 14,4% em relação a fevereiro, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação anual, houve avanço de 5,5% no mês. Em relação ao primeiro trimestre de 2011, a alta registrada de janeiro a março deste ano é de 0,8%.

 

Setorialmente, o destaque ficou por conta da área de serviços, que apresentou alta de 15,8% frente a fevereiro/12. Em seguida, as empresas comerciais avançaram em 14% a sua demanda por crédito e, por último, as empresas industriais a expandiram em 12,2%. No encerramento do primeiro trimestre, as empresas industriais terminaram na liderança da busca por crédito (3,1%) em comparação ao mesmo período de 2011, seguidas pelas empresas de serviços (2,8%). Já as empresas comerciais encerraram o primeiro trimestre com recuo de -1,2%.

 

Em todas as regiões geográficas do país, com exceção da Centro-Oeste, houve aumento de procura por crédito das empresas neste primeiro trimestre do ano. O Sul teve alta de 2%, seguido pelo avanço de 1,7% das empresas nordestinas. Na análise por porte, houve variação, com maior procura por crédito nas grandes empresas (alta de 16,1% frente ao primeiro trimestre de 2011) e menor procura nas pequenas empresas (alta de 0,2% no primeiro trimestre de 2012). Já nas médias empresas a demanda por crédito foi 9,9% superior no primeiro trimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima