Desafio para as instituições financeiras

Aprovada há pouco mais de um ano, a portabilidade de crédito permite que o cliente com dívida bancária transfira a mesma para outra instituição financeira. Assim, ele ganha mais liberdade para transitar entre os bancos, permitindo que busque por melhores condições para suas dívidas. Com tudo, na opinião do diretor executivo de estudos e pesquisas da Anefac, Miguel de Oliveira, essa ferramenta não tem sido tão bem aproveitada quanto poderia ser.

Na visão do especialista, isso acontece devido o momento econômico pelo qual o país está passando. “Condições que permitiriam um crescimento forte neste tipo de processo de portabilidade não estão presente hoje, haja vista a crise econômica (inflação elevada, juros elevados, aumento de impostos, desemprego) que têm reduzido a renda das famílias aumentando substancialmente o risco de inadimplência”, disse o executivo.

Apesar disso, ele ainda vê a portabilidade de crédito como uma ferramenta importante para ambos os lados envolvidos nas negociações. “Ela é boa tanto para o cliente como para a instituição financeira”, comenta. Oliveira acredita que o uso da portabilidade gera maior competição entre as instituições financeiras, tirando-as da zona de conforto. “Temos visto mais disputa pelo cliente, uma vez que o banco não visa tão somente comprar a dívida de outro banco, mas a receita que terá com este novo cliente na venda de produtos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima