Parte importante do processo de cobrança é chegar ao consumidor de forma efetiva. Mas, para que isso aconteça, garantir a qualidade das informações cadastrais existentes em seu banco de dados é fundamental. Inclusive, é uma forma para uma empresa de cobrança se destacar da concorrência. É o que diz Nelson Martos, diretor da NovaQuest. “Acreditamos que esse é um desafio e quem consegue ser mais assertivo sai na frente dos concorrentes”, afirma.
Essa comunicação eficiente com o consumidor é importante, mas, se torna um desafio quando as informações encontradas são confusas. “Atualmente a maioria dos clientes possui mais de 10 telefones, diversos e-mails e mais de dois endereços em seu cadastro”, relata Martos, acrescentando que o primeiro desafio quando recebe estes dados já é identificar o canal em que o cliente está disponível para contato.
Com essa missão que, no entanto, pode se tornar uma oportunidade, uma das saídas está no uso da tecnologia. De acordo com o diretor da NovaQuest, ela pode ser uma parceira no processo de qualificação de dados, ajudando no tratamento e unificação das informações. “As empresas têm que utilizar de muita inteligência para qualificar os dados que estão disponíveis”, pontua.